02 dezembro, 2017

Governo inaugura unidade vocacional do IEMA em Barra do Corda

Reitor do IEMA Jhonatan Almada descerra placa da nova unidade. (Foto: Ricardo Otávio)
Reitor do IEMA Jhonatan Almada descerra placa da nova unidade. (Foto: Ricardo Otávio)
A proposta do Governo do Estado de desenvolver a formação profissional e técnica de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos e regionais, chegou mais forte para a população de Barra do Corda, que recebeu o prédio da unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na tarde dessa quinta-feira (30).

A unidade já funcionava com cursos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Na oportunidade, também aconteceram as certificações dos cursos de Libras e Inglês Básico e também Eletricista Predial, onde foram certificados mais de 130 alunos. Os cursos são muito procurados no município e em toda a região e contemplam não só a área urbana da cidade, mas toda a zona rural e municípios vizinhos.
Durante a entrega do IEMA em Barra do Corda, estudantes de vários cursos foram certificados. (Foto: Ricardo Otávio)
Durante a entrega do IEMA em Barra do Corda, estudantes de vários cursos foram certificados. (Foto: Ricardo Otávio)
Reitor do IEMA, Jhonatan Almada destacou que entregar mais um equipamento público à população é motivo de grande alegria. “Inaugurar a unidade vocacional de Barra do Corda é um momento muito especial. É mais uma obra entregue pelo Governo Flávio Dino valorizando a nossa juventude com educação profissional e tecnológica de qualidade”, enfatizou o reitor.

Segundo o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, o IEMA representa uma grande ação em prol da educação. “Essa iniciativa marca a presença que o Governo do Estado mantem nos municípios, desta vez contemplando os municípios de Barra do Corda e região. Uma obra que, sobretudo, é mais um investimento feito na qualificação e profissionalização dos nossos jovens. Acreditamos na educação e sabemos que é o caminho para mudar a vida do nosso povo”, declarou.

Para o superintendente regional de Articulação Política Leocardio da Cunha, o IEMA é um projeto de grande valia. “É um sonho concretizado de toda a população. Os jovens esperavam por esse prédio para ter um acesso melhor à educação profissionalizante. É mais um presente do Governo do Maranhão para a população de Barra do Corda”, afirmou.
O curso de Libras é uma das formações técnicas disponibilizadas pelo novo IEMA. (Foto: Ricardo Otávio)
O curso de Libras é uma das formações técnicas disponibilizadas pelo novo IEMA. (Foto: Ricardo Otávio)
De acordo com a gestora geral da unidade vocacional do IEMA de Barra do Corda, Joseane Lopes, é perceptível a preocupação que o governador tem com a educação do Maranhão. “Nós só temos a agradecer por tudo que recebemos. Essa unidade em nosso município vai favorecer o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Nestes cursos não houve nenhuma evasão, isso mostra o interesse que as pessoas têm nessas formações. O IEMA prima por qualidade e está se consolidando no estado”, contou.

A estudante do curso de Libras Jardeneide Feitosa relatou sua satisfação em relação à sua formação. “Essa oportunidade que o Governo do Maranhão nos proporcionou agregou muito. Eu já tinha contato com a área e serviu para que eu pudesse me reciclar, atualizar os sinais. Agradeço muito”, relatou.

As unidades vocacionais visam atender às demandas existentes de formação profissional, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Estado. As unidades objetivam ainda contribuir com o acesso de diversos maranhenses ao mercado de trabalho mediante uma formação profissional técnica. As inscrições para as próximas turmas na unidade vocacional de Barra do Corda iniciam a partir de janeiro de 2018.
Nova unidade contempla área urbana, rural e municípios vizinhos. (Foto: Ricardo Otávio)
Nova unidade contempla área urbana, rural e municípios vizinhos. (Foto: Ricardo Otávio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário