05 julho, 2017

João Pedro Filho faz relato sobre a situação do setor agropecuário

João Pedro Filho (Foto: Ivan Silva)
Durante pronunciamento na Sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (5),  o vereador João Pedro Filho fez um rápido diagnóstico da situação do setor agropecuário.

Para o edil, apesar de ser um setor primordial para a economia nacional, ainda falta muito para ser feito no sentido de ampliar a produção. "Falando em Barra do Corda não temos como negar a importância dessa atividade em nosso município. Mesmo nossa economia sendo mais urbana que rural, temos um pé na roça. Temos um setor de serviço forte no comércio mas muito se deve à aquilo que está sendo produzido lá no campo, o benefício que o setor da agropecuária trás para a cidade.  Apesar de precisarmos gerar emprego e renda o turismo em nosso município ainda continua sendo uma promessa, aumentando ainda mais a relevância do setor produtivo", disse. 

João Pedro Filho destacou alguns dos problemas enfrentados pelos produtores como: o êxodo rural,  a falta de condições climáticas, fazendo com que esses produtores vendam suas terras e venham para a cidade. Tendo também a questão dos filhos veem o sofrimento de seus pais e não querem assumir as atividades da família no campo. A concentração de terras com poucas pessoas é outro fator crítico, onde se entende como concentração de riqueza e aumento da pobreza. Ele entende que o agricultor precisa de pesquisa, pois não há pesquisa na região, ao mesmo tempo em que lamenta pelo fato da sede da Empraba ser na capital, sendo que as áreas que mais produzem são as regiões centro e sul do estado com raras outras exceções. Lembrou ainda que existem áreas que dependem da regularização da terra para serem atendidas pelas políticas públicas voltadas para o setor, citando a comunidade da Lagoinha onde existem produtores na área, mas dependendo da solução de titulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário