sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sebrae realiza IV Seminário de Turismo Regional em Barra do Corda

Cerca de 200 pessoas participaram da abertura do evento. Esse ano, os povos que deram origem ao nome do Polo foram presença marcante no Seminário. 


Durante toda o dia da quinta-feira (6), o Sebrae, por meio da regional de Grajaú, realizou o IV Seminário de Turismo Regional do Polo das Serras, Guajajara, Timbira e Kanela, em Barra do Corda. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, movimentos culturais e turísticos, além do setor empresarial da região.

O Seminário, tem o objetivo de discutir estratégias para desenvolver o Polo das Serras e ainda incentivar a produção artística e cultural, assim como, valorizar e promover o turismo sustentável da região.

Como forma de contribuir e motivar os participantes, a palestrante, Tania Zapata, especialista em Turismo sustentável discorreu sobre a importância do ecoturismo, as responsabilidades da sociedade civil, inclusive, as obrigações das comunidades que querem produzir e desenvolver o turismo na região.

Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de Barra do  Corda. Caravanas de sete, das oito cidades que fazem parte do Polo das Serras estiveram presentes. Caravanas de Arame, Grajaú, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Jenipapo dos Vierias, Itaipava do Grajaú e Barra do Corda chegaram logo cedo e trouxeram produção artesanal para exposição e apresentação de artistas regionais, como forma de  mostrar o potencial artístico que o Centro Sul oferece para o Turismo não só da região, mas para o turismo do estado.

A superintendente da Secretaria de Turismo do Estado, Glória Pinto, presente ao evento, destacou a contribuição que o governo do estado realiza em parceria com os movimentos sociais e mercado turístico do Maranhão, ressaltando as obrigações de cada entidade que faz parte do Polo das Serras.  

O gerente da regional do Sebrae de Grajaú, Wamberg Amaral fez questão de ressaltar a importância da regional na parceria com as entidades envolvidas no Polo, no sentido de realizar um trabalho de incentivo ao empreendedorismo da região.

“O Sebrae é um grande incentivador dos projetos de turismo do Maranhão e quer contribuir muito mais com desenvolvimento do estado. O Polo Turístico das Serras, Guajajara,Timbira e Kanela é um projeto grandioso que só tem a contribuir muito com o crescimento da região e o Sebrae está aqui para somar, assim como todas as instituições parceiras que abraçaram a ideia e hoje estão aqui, unidas em prol de fazer esse projeto se concretizar”, finalizou Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário