27 abril, 2017

Iema de Pindaré-Mirim é entregue pelo Governo do Estado

Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões para ampliação da estrutura.



A educação pública no município de Pindaré-Mirim tem um novo modelo com o funcionamento da unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Agora, a comunidade tem mais um motivo para comemorar com a entrega da ampliação desta unidade. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva do instituto, na tarde desta terça-feira (25). As unidades do Iema são coordenadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e tem como objetivo levar aos jovens da região a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, essa iniciativa é fundamental para a melhoria da qualidade da educação no instituto. “O Iema já funciona há um ano, e hoje entregamos sua ampliação. Com isso, consolidamos o poder do que é referência no Maranhão. Todos os municípios desejam ter o Iema, nossos alunos desta unidade já são campeões internacionais, e isso tudo representa o sucesso da instituição e que o investimento em educação vale à pena e que a juventude do Maranhão aproveite cada vez mais o Instituto”, disse o secretário, reiterando que a obra de ampliação permite que as unidades sejam colocadas no padrão do Iema.

O secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Marcio Jerry, no ato representando o governador Flávio Dino, destacou que a ação faz parte da revolução educacional realizada no estado. “O Iema já constitui uma marca desta gestão, uma ideia lançada no primeiro dia de governo, que vem sendo executada, possibilitando que milhares de jovens possam estudar em uma escola de tempo integral com acesso à formação profissional. É uma iniciativa que marca para sempre a história do Maranhão”, contou.“Pindaré está de parabéns por mais uma conquista, graças à ação decisiva do governador Flávio Dino e toda sua equipe.

Esta cidade está recebendo reconhecimento pelo seu protagonismo na história. O município tem um Iema e agora recebe a ampliação e isso é muito importante, pois permite à cidade ser referência para toda a região na área educacional”, afirmou o deputado Bira do Pindaré. Para o prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado, é fundamental ver que o Governo do Estado está colaborando fortemente para o desenvolvimento do município. “Como gestor de Pindaré-Mirim me sinto muito feliz em ter e receber agora a ampliação do instituto. Como cidadão pindareense estou super feliz por acompanhar este município vivendo um novo momento com as ações em prol da educação de Pindaré”, relatou.

Estudantes agradecem a ampliação
 
“É uma ação maravilhosa, teremos mais espaço para trabalharmos, mais conforto. Nossa escola já é inovadora pela sua proposta e metodologia de ensino, e agora inova pela estrutura, garantindo um melhor aprendizado aos alunos. O Iema está mais do que cumprindo o seu papel, superou nossas expectativas”, disse o estudante do segundo ano, Alef Araujo.Para o Iema de Pindaré-Mirim foram destinadas 120 vagas distribuídas igualmente entre os cursos de agropecuária, recursos pesqueiros e serviços jurídicos. Com a entrega da ampliação, para o ano de 2018, a unidade terá capacidade de atender 480 alunos.Pedro Lucas, que está no primeiro ano, ressaltou a importância da ampliação. “Estudar aqui já era bom, com a ampliação ficou melhor ainda, ganhei uma sala nova, mais espaçosa e aconchegante. Melhora o aprendizado, a interação com os colegas, sou muito agradecido em poder estudar no Iema e hoje ter uma escola padrão”, disse o jovem.

Investimento
 
Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões para ampliação da estrutura, a obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Entre as intervenções executadas, o prédio passa a contar com mais 12 salas de aulas, refeitório, cozinha industrial, além de um bonito canteiro de frente, e uma nova biblioteca. Também foi realizada a implantação da rede de drenagem ao redor do prédio, restauração dos elementos estruturais e a adaptação do imóvel à unidade do Iema, conforme projeto padrão. “A ampliação, reforma e adequação dos prédios que realizamos em parceria com a Secti, tem permitido padronizar essas edificações para atender às exigências de funcionamento do Iema, que oferta aos jovens um ensino de alta qualidade, temos primado sempre por materiais de primeira qualidade, alta durabilidade e resistência, aplicando corretamente o recurso público”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayto
n Noleto.

Fonte: Governo do Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário