18 janeiro, 2015

Governo do Estado planeja ações do Programa Mais IDH


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) promoveu, nesta sexta-feira (16), uma reunião de planejamento das primeiras ações do Estado nos 30 municípios incluídos no ‘Programa Mais IDH’. O encontro foi realizado com representantes do Viva Cidadão, Caema e das Secretarias da Mulher, Fazenda, Desenvolvimento Social e de Trabalho e Economia Solidária.
 
Entre as ações a serem desenvolvidas está um mutirão que, por meio de um trabalho conjunto e articulado, realizará atividades voltadas para a melhoria dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão. O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que o encontro reforça a responsabilidade da secretaria com o Programa Mais IDH, instituído pelo governador Flávio Dino.

“Com ações integradas como esse mutirão, a Secretaria desempenha o seu papel de articuladora dos trabalhos responsáveis pela mudança dos índices do IDHM e, consequentemente, pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Francisco Gonçalves.

A reunião resultou na formação de um grupo de trabalho que irá estudar as especificidades de cada município e planejar a execução das ações do mutirão. A proposta é, inicialmente, oferecer a documentação necessária aos moradores e, ao mesmo tempo, por meio de palestras, prestar os esclarecimentos sobre os direitos de cada cidadão.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, explicou como a pasta pode contribuir com as ações do mutirão. “Vamos atuar em várias frentes para garantir a efetivação do trabalho destinado à transformação dos índices de qualidade de vida, numa interlocução das áreas de assistência social, segurança alimentar e a inclusão sócio produtiva, que são as nossas linhas prioritárias de atuação”, destacou.

O mutirão tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas à Busca Ativa, uma estratégia do Plano Brasil Sem Miséria que significa levar o Estado ao cidadão. O objetivo é alcançar de forma efetiva os municípios, com ações de impacto no desenvolvimento social, na saúde e na educação, áreas que definem a qualidade de vida das pessoas.

Também esteve presente no encontro o secretário de Estado de Trabalho e de Economia Solidária, Julião Amim.

30 municípios com menor IDHM
 
Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açú, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário