30 janeiro, 2015

VALEU A LUTA E A PERSISTENCIA! DEOCLIDES MACEDO É DIPLOMADO PELO TRE-MA


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE, diplomou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, Deoclides Macedo como suplente de deputado federal eleito pela coligação “Todos pelo Maranhão 2” nas eleições 2014.

O ato, que teve a presença de 6 desembargadores do TRE,  foi também bastante prestigiado por familiares, amigos e correligionários de Deoclides Macedo, que fizeram questão de presenciar o que consideram o último passo para efetivação dessa importante liderança do sul do Maranhão como mais um representante do estado na Câmara federal.
A diplomação de Deoclides aconteceu dois  dias após a aprovação de prestação de suas  contas eleitorais cumprindo todas  as formalidades previstas na legislação eleitoral e se tornando  apto a exercer o mandato de deputado federal, conforme já foi divulgado, substituindo o deputado Julião Amim, que assume a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária.
Antes, em 12 de janeiro, o TRE-MA realizou o reprocessamento do resultado do 1º turno das eleições 2014 em cumprimento à decisão monocrática do ministro Dias Toffoli (presidente do Tribunal Superior Eleitoral) proferida na Ação Cautelar 1935-81.2014.6.00.0000. O reprocessamento se deu para contabilizar os 56.171 votos recebidos por Deoclides Macedo, garantindo a vaga de mais um deputado à coligação “Todos pelo Maranhão 2”.
Visivelmente emocionado Deoclides disse à reportagem que em nenhum momento teve dúvidas de que seus votos seriam validados e que “a confiança em Deus e o apoio do povo do Maranhão estão sendo determinantes para o sucesso de sua caminhada”.
“Agradeço a Deus e a todos aqueles que confiaram na justeza  de nosso  propósito e que nos incentivaram torcendo, rezando ou orando a nosso favor, para que tenhamos a oportunidade de representar bem o Maranhão na Câmara dos deputados”, disse Deoclides.
Exemplo de fé, coragem e persistência
O exemplo de fé, coragem e  persistência de Deoclides Macedo ficará marcado na historia política do Maranhão. Antes, durante a campanha, quando enfrentou as impugnações de cabeça erguida mantendo sua campanha contra todos os obstáculos que lhe criavam pelos adversários e até pelo chamado “fogo amigo” que tentavam desencorajar o eleitor a votar num candidato “sub-judice”, o que de certa forma lhe causou a perda de muitos votos. Depois, quando ao sair o resultado eleitoral que seus votos não apareceram, gerando muita especulação no meio político – que dava como “favas contadas” o final do processo e sua conseqüente derrota - e a angustia ou frustração gerada em muitos de seus eleitores.
Mas o tempo todo Deoclides não abaixou a cabeça e continuou insistindo que seus votos seriam validados, que a Justiça haveria de fazer valer a Constituição e que nada havia praticado que lhe tirasse o direito de cidadão de ser votado e de representar o povo do Maranhão. Quando parte da imprensa ou mesmo aliados e partidários lembravam seu nome para ocupar algum cargo no novo governo, Deoclides descartava essa hipótese reafirmando que seu foco era a validação de seus votos.
Não se pode deixar de reconhecer nesse processo a clareza da posição da Justiça Eleitoral do Maranhão que desde o primeiro momento seguiu a jurisprudência sobre quem tem a prerrogativa de julgamento de prefeito, de que não se poderia “rasgar a Constituição mudando a regra do jogo durante o jogo", tendo finalmente o TSE através da decisão de seu presidente, Ministro Dias Toffoli resolvido em tempo hábil seguir na mesma linha da corte eleitoral maranhense. 
O exemplo de Deoclides deve ser seguido, o de um político não apenas  corajoso e crente em Deus, mas acima de tudo  competente, probo, responsável e compromissado com aqueles que lhe confiam o voto.
Vamos agora aguardar a posse do titular do mandato, Julião Amim, que deverá logo em seguida se afastar para ser secretário de Estado e passar o bastão para seu companheiro de partido e primeiro suplente Deoclides Macedo, fazendo valer a convicção que temos, de que o Maranhão ganhará um grande parlamentar.
Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário