25 abril, 2020

Governador Flávio Dino reúne virtualmente gestores de saúde e discute novas estratégias para combater coronavírus





O governador Flávio Dino reuniu virtualmente, na manhã deste sábado (25), gestores de 21 unidades estaduais de saúde que são referência para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) em todo o estado. Na oportunidade, foram discutidas novas estratégias, principalmente para as unidades que se encontram nas cidades do interior do estado.

Durante a reunião, os gestores das unidades e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentaram um panorama dos casos em cada região, bem como a oferta de leitos e profissionais para atender os possíveis novos casos da doença.

“Neste sábado, na reunião com os dirigentes dos hospitais e UPAs estaduais de referência para coronavírus, fizemos uma avaliação do crescimento de casos; da gravidade de muitos pacientes; da luta para ampliar mais leitos e para conseguir contratar mais profissionais”, informou o governador Flávio Dino.

O governador mostrou preocupação com o espalhamento da doença no estado e reforçou a necessidade da atuação conjunta da rede estadual com as redes municipais, principalmente no que diz respeito à atenção básica e à porta de entrada do paciente no sistema de saúde.

“Vivemos um momento de muitas dificuldades, temos que ouvir os gestores, principalmente os de São Luís, porque nesse momento têm uma experiência que acho útil de ser narrada para todos, uma experiência concreta de grande valia e que traz aprendizados”, declarou o governador. Atualmente, a ilha de São Luís possui 90% dos casos diagnosticados da doença.

Dividindo experiências

A reunião também serviu para que os gestores dividissem as ações excepcionais que montaram de acordo com a necessidade de suas unidades. Em Timon, por exemplo, os gestores do Hospital Regional criaram o Espaço Acalme-se, onde psicólogos atendem os profissionais da unidade que se encontram na linha de frente do atendimento aos pacientes de coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário