22 abril, 2020

Governo vai abrir mais de 250 novos leitos para assistência a pacientes com a Covid-19 na capital



O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vistoriou, nesta terça-feira (21), os 200 leitos instalados no Hospital Real, estrutura alugada pelo Governo do Estado para fortalecer o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus. Localizado na Avenida Rio Branco, região central de São Luís, a unidade integra as ações e medidas adotadas pelo governador Flávio Dino no enfrentamento da crise sanitária instalada no mundo inteiro, e também no Maranhão. 

“Temos acompanhado o crescimento da procura de leitos de internação, sejam eles clínicos ou de UTI. Nós já mais que dobramos a oferta para casos de Coronavírus na rede estadual, porém com o avanço da doença temos visto o esgotamento crescente da rede privada e também da pública, sobretudo na Ilha de São Luís. Por isso mesmo resolvemos alugar mais um hospital privado e, com isso, devemos chegar à oferta de mais 200 leitos”, disse o governador. 


No mesmo dia, após a nova aquisição, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já iniciaram a montagem dos equipamentos necessários. O arrendamento de parte das instalações do Hospital Real se soma aos 50 leitos alugados na Clínica São José, também localizada no centro da capital. 

De acordo com o secretário Carlos Lula, a expansão é uma resposta à crescente preocupação com os pacientes que demandam cuidados hospitalares. “Semanalmente observamos o cenário epidemiológico e fazemos uma análise técnica para compreender a demanda de São Luís por novos leitos exclusivos para atendimento dos casos do novo coronavírus. A expectativa é garantir mais de 400 novos leitos até o final do maio. Nos anteciparmos agora é fundamental”, destacou. 

Hospitais de Campanha 

Além dos leitos instalados na capital e no interior, o governo estadual iniciou o processo de montagem de dois hospitais de campanha. Em Açailândia, serão 60 leitos para tratamento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 no sul do estado. O segundo hospital de campanha será erguido na quadra coberta do Multicenter Sebrae, em São Luís, e contará, inicialmente, com 100 leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário