02 setembro, 2016

Optometristas buscam apoio para regularizar profissão em Barra do Corda


A Câmara Municipal de Barra do Corda recebeu esta semana durante sua Sessão, os Optometristas Ezequias Negreiros (Ótica Teresina), José Eduardo (Ótica Canaã) e Dr. Estevão Negreiros, advogado que representa a classe desses profissionais da saúde visual. Na semana anterior, o mesmo grupo esteve reunido com uma comissão de vereadores para apresentar aos mesmos, as vantagens para a população com a regularização municipal desta importante profissão.

A  Optometria trabalha na função de identificar e prevenir corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos (visão de perto), e passou a ser reconhecida no Brasil  no ano de 2000 através da Portaria Nº 397, faltando sua regulamentação, pois já existem projetos nesses sentido. 


O presidente do legislativo cordino, vereador Gil Lopes (SD), sensibilizado com a causa e tendo o entendimento de que essa profissão trará muitos benefícios para a população, apresentou o Projeto de Lei Nº 139/2016, que dispõe sobre a Regulamentação da profissão de Optometrista e Técnico em Optometria em Barra do Corda. 

O advogado Estevão Negreiros usou a tribuna da casa legislativa para levar ao conhecimento de todos  que a regulamentação, possibilitará o município a contratar, para fins de atendimento voltados à atenção da saúde visual primária, os profissionais optometristas para atuar em unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

Lembrando que as cidades de Aparecida de Goiânia-GO, Dracena-SP, e Rio de Janeiro-RJ, já aprovaram a profissão a lei. Em Barra do Corda, a matéria deve ir para votação na próxima Sessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário