02 setembro, 2016

Deputada Valéria Macedo lança oficialmente a campanha de Doação de Órgãos 2016

 Deputada Valéria Macedo lança oficialmente a campanha de Doação de Órgãos 2016
Em cerimônia na Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/MA), realizaram o lançamento da campanha “ Seja doador de órgãos e informe a sua família”, nesta quinta-feira, 1° de setembro, com o objetivo de informar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

O evento contou com as presenças do Vereador Gutemberg Araújo; a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Lages; o ex-Reitor da UFMA e idealizador do serviço de transplante no Maranhão, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho; Coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/MA), Dra Maria Inês Oliveira; representante da Secretaria Municipal de Saúde, Dra Sílvia Leite, representante da Secretaria Estadual de Saúde; Marcelo Rosa; Diretora da Faculdade Mauricio de Nassau, Luzia Aquime e o vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB, Aurélio Azevedo.

"A mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental para o sucesso desse trabalho, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer através da autorização familiar, sendo assim provocar a conversa sobre esse tema em família é a melhor forma de incentivar as pessoas à comunicarem sua vontade e dessa forma os familiares tenham mais segurança e clareza no momento de decidir sobre a possível doação de órgãos de um ente querido", disse Valéria.

O lançamento da campanha contou com a apresentação do Coral Canta Geral, representando o Hospital do Câncer. A campanha continua durante todo o mês de setembro, com jornadas e outras atividades, tendo como um dos momentos mais marcante uma caminhada na Avenida Litorânea, com concentração às 15:00 horas na Praça do Pescador, com o intuito de mobilizar e informar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

LEI

De acordo com a Lei nº 10.373, de autoria da deputada estadual Valéria Macedo (PDT), fica instituído no Calendário Oficial do Estado do Maranhão o mês de setembro como “Setembro Verde” de conscientização da importância da captação e distribuição de órgãos e tecidos humanos.

Durante o mês de setembro, os prédios públicos serão iluminados com a cor verde, com o objetivo de chamar a atenção da população maranhense para a importância da conscientização e sensibilização da sociedade sobre a doação.

Serão realizadas amplas campanhas publicitárias em diversos tipos de mídias, para a divulgação do mês de “Setembro Verde” acerca da importância do assunto.

TRANSPLANTES

No Maranhão os transplantes de órgãos tiveram início no ano 2000, através do Hospital Universitário da UFMA- HUUFMA (1º hospital credenciado para transplantes no Estado); mais recentemente o Hospital santa Mônica de Imperatriz também iniciou o programa de transplante renal. Há 03 estabelecimentos credenciados para transplante de córnea, todos situados na capital. De março de 2000 a julho de 2016 foi realizado um total de: 1293 transplantes de córneas e 520 de rins.

Atualmente, a CNCDO/MA gerencia uma lista de espera com 959 pacientes; sendo 811 receptores para córneas e 148 para rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário