11 junho, 2014

Deputada Valéria Macêdo pede benefícios para Lajeado Novo

A deputada Valéria Macêdo (PDT) apresentou indicações pedindo à Mesa Diretora da Assembleia que envie expedientes ao Governo do Estado solicitando a implantação de vários benefícios para o município de Lajeado Novo.

Dentre os pedidos, constam a aquisição de uma viatura policial; a construção de uma Quadra Poliesportiva Coberta para o bairro Vila Divina; a implantação de um sistema de iluminação pública da sede até o Assentamento Santa Luzia; a aquisição de um trator de arado para a Aldeia Raiz e a viabilização de recursos financeiros e orçamentários destinados à construção de escola de ensino fundamental com tempo integral na sede daquelae município.

Em Lajeado Novo, segundo a parlamentar, é crescente o índice de violência decorrente, principalmente, do consumo de álcool e drogas, causando todos os tipos de agressões à população. “A aquisição de uma viatura policial viabilizará um melhor policiamento tanto na sede como na periferia do município resultando, consequentemente, num oferecimento de uma maior e mais efetiva segurança àqueles moradores, com garantia da ordem e repressão do crime”.

A comunidade local, principalmente os jovens e crianças, não possui nenhuma área de lazer adequada para a prática de vários esportes, como ginástica, basquete, vôlei, futsal, entre outros. Por isso, Valéria Macêdo propôs a construção da quadra que será de considerável importância para os moradores da Vila Divina. “A construção dessa quadra irá contribuir para uma relevante melhora das condições sociais e de vida e saúde dos moradores”.

Iluminação Pública

Valéria Macêdo também pediu a Implantação de um sistema de iluminação pública da sede até o Assentamento Santa Luzia, num percurso de aproximadamente cinco quilômetros. Nesse trecho, o tráfego de veículos é intenso, principalmente no horário noturno, onde circulam diariamente carros, motos, tratores, além de estudantes e trabalhadores que exercem atividades noturnas e precisam fazer esse percurso, que passa por várias propriedades rurais, sítios e chácaras.

A aquisição de um trator de arado para a Aldeia Raiz, que fica distante 35 Km da sede do município, também é importante tendo em vista que a população indígena - estimada em 150 índios - enfrenta problemas sociais graves, principalmente em relação à saúde e à alimentação. Segundo Valéria Macêdo, a falta de um trator para viabilizar as atividades agrícolas - com a cultura de mandioca, milho, feijão, entre outros - tem dificultado muito a produção, uma vez que a comunidade ainda utiliza lentos e dispendiosos arados de tração animal ou mesmo enxadas para arar, adubar e preparar o solo para o plantio.

“É de suma importância a aquisição de um trator de arado para agilizar a produção e facilitar o trabalho daquela população indígena, tornando mais fácil o manuseio da terra, resultando em uma melhoria de vida daqueles trabalhadores”, enfatizou.

Educação infantil

Valéria Macêdo afirmou que a construção de uma escola de ensino fundamental com tempo integral é de vital importância para que sejam oferecidas oportunidades de ensino infantil satisfatório e de preparação para a vida aos filhos dos moradores de Lajeado Novo. “Estudos comprovam que o ensino fundamental com tempo integral também melhora o rendimento do aluno; libera os pais para o trabalho; proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso; afasta o risco social e, enfim, possibilita orientação de estudo e das tarefas e desenvolve hábitos de higiene”, frisou a parlamentar, defendendo a adoção de medidas para a implantação da escola naquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário