02 junho, 2014

Caravana Diálogos pelo Maranhão é recebida por uma multidão em Barra do Corda‏


O movimento Diálogos pelo Maranhão foi recebido por uma multidão em Barra do Corda na manhã do último sábado (31). Sob coordenação de Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), as lideranças locais debateram propostas de desenvolvimento justo, igual e democrático para a região e para o estado.

Situada na confluência dos rios Corda e Mearim a cidade relatou que problemas com a falta d’água ainda castigam a região. “Mesmo com tanta abundância de água nosso povo ainda precisa carregar latas d’águas na cabeça”, contou o vereador Raimundo Inácio (PCdoB).

Sobre isso, o pré-candidato Flávio Dino reassumiu o compromisso com a proposta de zerar o déficit de abastecimento de água no Maranhão, condensado no "Água para Todos", primeira proposta do Programa de Governo construído pelo pré-candidato. “Não podemos mais admitir que o maranhense continue carregando água na cabeça. Nossa proposta visa garantir qualidade de vida e a presença de políticas públicas na casa de todos os maranhenses”, disse.  

A falta de oportunidades para os jovens da região também foi discutida durante o evento. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Lopes (SDD), denunciou que seis, dos oito trabalhadores que morreram ano passado vítimas de desabamento numa obra em São Paulo, eram de Barra do Corda.


“Para o desenvolvimento da região nós defendemos a criação de uma universidade regional aqui em Barra do Corda. Se houvesse qualificação e oportunidades para os seis jovens de nossa terra que foram para São Paulo, eles não teriam sucumbido naquela tragédia”, explicou o vereador.

Outra necessidade proposta pelas lideranças locais foi a conclusão da MA-012 para que a rodovia possa servir como canal de desenvolvimento para a região. “Eles mostram na propaganda que as estradas estão asfaltadas, mas a realidade é outra. Barra do Corda e toda a região ainda aguarda a conclusão da MA-012”, disse Deoclides Macedo (PDT) ex-prefeito de Porto Franco.

A promoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do estado e que atenda às demandas da região foi defendida por Flávio Dino. “Queremos para o Maranhão um governo digno que tenha como marca a luta pela igualdade e a transformação real na vida das pessoas”.

O pré-candidato ao senado, Roberto Rocha (PSB) também defendeu a promoção do desenvolvimento da região, com investimentos em políticas sociais. “Nosso desafio é exatamente mudar o Maranhão. Mudar a forma de governar. Mudar a forma de fazer política. Mudar a vida das pessoas”, defendeu.

Assim como em outras edições, o movimento Diálogos pelo Maranhão reuniu importantes lideranças políticas do estado. Em Barra do Corda o evento contou com a presença dos deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Eliziane Gama (PPS) e Bira do Pindaré (PSB). Entre os deputados federais que participaram do evento estavam Simplício Araújo (SDD), Domingos Dutra (SDD) e Weverton Rocha (PDT). Também estavam presentes o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB); Sebastião Madeira (PSDB), prefeito de Imperatriz; e Kleber Alves (PP), o Tratorzão, prefeito de São Domingos do Maranhão.


 Apoio ao pequeno produtor


O movimento Diálogos pelo Maranhão também visitou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barra do Corda. A promoção do desenvolvimento sustentável, assistência técnica, apoio para a comercialização e fomento à agroindústria foram reivindicações da categoria.

Valdinar Barros (PT) explicou que acredita que a construção de propostas do Diálogos pelo Maranhão irá contemplar os trabalhadores rurais, que representam parte significativa da economia do estado. “O Flávio Dino sempre esteve próximo da nossa causa, por isso consagramos seu nome para receber o nosso apoio, com a certeza que de que ele contemplará o pequeno agricultor e a agricultura familiar”, disse.

O presidente do sindicato, Manoel Resende, também confirmou o apoio ao Flávio Dino e a falou da importância do movimento Diálogos pelo Maranhão. “Nos sentimos honrados com essa iniciativa de ouvir a nossa categoria. Temos a certeza de que o Flávio Dino é o nome mais preparado para lutar em prol da nossa causa”, avaliou.

O pré-candidato Flávio Dino reafirmou seu compromisso com a causa agrária. “Visitar o STTR de Barra do Corda é como visitar a casa de cada trabalhador rural que sofre com a falta de assistência, com a falta d’água e com a falta de recursos. Estou aqui para reafirmar meus compromissos com a luta agrária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário