16 junho, 2014

BARRA DO CORDA REALIZA I SIMPÓSIO MUNICIPAL DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM


O I Simpósio sobre Transtorno de Aprendizagem promovido pelo CAPS em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, no clube da maçonaria.

05 02

Um evento considerado de grande importância por educadores e profissionais da saúde com 500 inscritos, participação que se esgotou nos primeiros dias de inscrições.

Dislexia e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade – são problemas detectados em mais de 200 crianças na cidade e que já fazem tratamento desde agosto do ano passado no CAPS.

Raryella Carvalho Fonoaudióloga explica o que levou o CAPS a mediar esse I Simpósio

“A cidade estava com uma demanda grande de pacientes com TDAH e Dislexia chegando aos nossos consultórios e salas de aula, daí foi idealizado o projeto e o resultado é esse um numero grande de profissionais que terão maior embasamento de como identificar os sintomas de alguns desses transtornos e assim encaminhar para o Centro de Atenção”, disse.

03 01

A solenidade de abertura contou com a participação de várias autoridades como, por exemplo, os Secretários Municipais de Educação e Saúde, Waltim Ribeiro e Alexandre Miranda respectivamente, Dr. Marcelo Amorim de Carvalho Lopes Psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial, Fátima Silva Amorim- Mestra em Educação Especial e do Prefeito Eric Costa.

Durante o período da manhã os participantes ouviram atentos a palestra cujo tema foi TDAH com Dr. Marcelo Amorim – Psiquiatra no CAPS.

A tarde foi a vez de a Mestra em Educação Especial Fátima Silva Amorim abordar o segundo tema do dia: Dislexia.

Professor Luís Carlos chefe do departamento modernização e desenvolvimento educacional considerou o tema de extrema relevância para o munícipio, “Esse simpósio vem responder aos nossos anseios de criarmos espaços de debates e discussão e procurando, portanto a melhoria para nossa educação”, afirmou.

Conforme o Prefeito Eric Costa, “Essa é mais uma ação da prefeitura com a finalidade de dar mais qualidade de vida ao nosso povo, em especial nossas crianças”, declarou.

TDAH é a sigla de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um tipo de transtorno neurológico, que surge na infância, geralmente como fator genético, e em muitos casos, acompanhando o indivíduo em sua vida adulta.

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

Matéria da Assecom da Prefeitura de Barra do Corda

Nenhum comentário:

Postar um comentário