13 junho, 2014

Valéria Macêdo propõe criação de centro de estudos da UEMA na cidade de Porto Franco

A deputada Valéria Macêdo (PDT) apresentou projeto de lei propondo ao Governo do Estado a criação do Centro de Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - no município de Porto Franco.  O projeto, que já foi aprovado pelo plenário do legislativo estadual, está nas comissões para recebimento de emendas.

Segundo a deputada, nenhum dos municípios que formam a Região das Chapadas das Mesas – num total de nove - tem Campus da Uema. “Porto Franco apresenta, atualmente, ótimas condições para receber esta unidade de ensino superior”, disse Valéria Macêdo, lembrando que as populações dos municípios de Estreito, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, Sítio Novo e Ribamar Fiquene mantêm relações sociais profundas na prestação de serviços com o município de Porto Franco, especialmente, nas áreas da saúde e educação.

Atualmente, Porto Franco atende a região com um Campus da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vários cursos superiores, técnicos e várias turmas do programa “Darci Ribeiro”, da UEMA, os quais funcionam em imóvel pertencente ao Governo do Maranhão atualmente, cedido ao município.

A deputada afirmou que no Maranhão do Sul há profundas carências para cursos na área das engenharias. Também garantiu que Porto está apta a receber cursos da área de ciência sociais aplicadas, como Administração Privada e Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito e, na área de ciências da saúde, está apta a receber cursos como Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, dentre outros.

“O cerne do Centro de Estudos Superiores, porém, deve ser na área das engenharias, que inexiste na região denominada de Maranhão do Sul”, afirmou Valéria Macêdo, frisando ainda que os custos de criação de um Centro da UEMA naquela cidade serão amenos na medida em que o Estado já conta com um imóvel em boas condições, dependendo apenas de uma adequada reforma e ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário