29 julho, 2019

Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa em outubro


imagem27-07-2019-14-07-48
Mesmo com as fortes chuvas que atingiram o Maranhão, ocasionando estado de emergência em mais de 40 municípios, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), garantiu a vacinação de 97% do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Em outubro, terá início a pré-campanha para a segunda etapa de imunização.

Com mais de 8 milhões de cabeças, o rebanho maranhense foi imunizado graças à conscientização do produtor rural. “Nós solicitamos a prorrogação da campanha de vacinação, que se estendeu até 14 de junho em virtude da dificuldade que os produtores tiveram com o manejo do rebanho, decorrente das fortes chuvas, que também impossibilitaram o acesso às casas de revenda agropecuária em alguns municípios”, explica Jucielly Oliveira, coordenadora de Defesa Animal da AGED.

Segundo a coordenadora, apesar dos desafios, os produtores estão conscientes da importância de manter o gado livre da febre aftosa, numa resposta positiva ao desenvolvimento da economia estadual.

Segunda etapa

A partir de outubro, terá início o período de pré-campanha para a segunda etapa da vacinação, que envolverá apenas os rebanhos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Essa fase de imunização contra a febre aftosa ocorre oficialmente entre os dias 1º e 30 de novembro.

Plano Estratégico 

Em 2017, o Governo Federal instituiu o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa com o objetivo de ampliar as zonas livres de Febre Aftosa sem vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário