31 janeiro, 2016

Artigo de Flávio Dino: Carnaval, tempo de alegria e paz

 
Tal qual a pluralidade de fantasias que colorem as ruas nesse período festivo, são múltiplas as visões e vivências quando se fala do carnaval. Há quem aproveite para dançar e pular como se não houvesse amanhã; outros, recolhem-se em orações e louvores; há quem prefira visitar parentes ou simplesmente ficar na praia. Em todas essas múltiplas formas, existe um desejo que une a todos: que esse período seja vivenciado em paz. É o que desejo também.
 
Sob a ótica das políticas públicas, há uma dimensão que merece especial avaliação: a da economia da cultura. Temos sublinhado essa dimensão em todos os grandes eventos que fizemos neste primeiro ano de mandato, sempre valorizando acima de tudo os artistas do Maranhão, para que o dinheiro dos impostos aqui arrecadado sirva para gerar empregos e oportunidades para nosso povo. Lembro que o carnaval movimenta uma ampla cadeia produtiva, que envolve artesãos, músicos, restaurantes, bares, ambulantes, taxistas, hotéis etc.
 
Por todos esses aspectos, preocupamo-nos de organizar um Carnaval de Todos, abrangendo os múltiplos interesses. Preparamos uma grande festa valorizando as cores e os batuques da nossa cultura. Com ampla programação que preencheu todas as semanas de janeiro no pré-carnaval e que culmina com a folia do período carnavalesco oficial, centenas de artistas maranhenses tem animado os foliões e movimentado a economia criativa em nosso Estado. Estamos apoiando financeiramente brincadeiras de todas as regiões do Maranhão. Em São Luís, em parceria com a prefeitura, temos circuitos e atrações na Praia Grande, na Madre Deus, no Anel Viário e nas imediações do Laborarte, além de vários bairros.
 
Além de atrações culturais, é preciso dar ao cidadão maranhense a segurança necessária para brincar o carnaval em família ou com os amigos. Por isso, a nossa Polícia Militar está mobilizada para garantir tranquilidade durante as brincadeiras, e fazer com que o nosso carnaval possa repetir a conquista que tivemos durante as festas juninas e o réveillon, em que um contingente ampliado e preparado de policiamento garantiu que as grandes festas ocorressem em paz. Neste ano de 2016, contamos também com centenas de novos policiais recentemente nomeados, além de dezenas de novas viaturas adquiridas por nós.
 
As ações de Segurança no Trânsito, assim como em 2015, vão ser contínuas e acontecerão na capital e outros municípios do Maranhão. Elas são imprescindíveis porque, além de seu caráter fiscalizador das leis de trânsito, estimulam as boas práticas dos motoristas e reduzem a incidência de acidentes de trânsito nas cidades e também nas rodovias. Sobre isso, faço um apelo todo especial: SE BEBER, NÃO DIRIJA.
 
Aos irmãos católicos e evangélicos que participam de eventos religiosos, peço que rezem e orem pelo nosso Brasil, para que Deus nos proteja a todos nessa conjuntura de dificuldades econômicas e das terríveis ameaças trazidas pelo mosquito da dengue. Sobre este falarei especialmente no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário