29 outubro, 2013

Prefeitura de Barra do Corda realiza ações na campanha Outubro Rosa

O objetivo da ação é alcançar o maior número de mulheres do município de Barra do Corda e fortalecer a prevenção do câncer de mama .

A Prefeitura de Barra do Corda realiza nesta semana ações voltadas para a saúde da mulher na campanha Outubro Rosa que acontece  em todo país no combate ao câncer de mama. A prefeitura preparou dias especiais para tratar deste tema. Com a integração das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura.
 w

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012 foram previstos 52 mil novos casos. 

Na ação desta segunda feira o Calvário ponto turístico da cidade foi completamente ornamentado de rosa, autoridades, profissionais de todas as unidades de saúde, educação estiveram presentes neste primeiro ato apreciando a vista e o lindo por do sol. Na terça- feira estará acontecendo uma blitz de conscientização a partir das 17 horas, e no dia D na quarta-feira será o dia inteiro de mobilizações, enfermeiros estarão nos postos de saúde, hospitais realizando os preventivos e auto-exames e a partir das 17 horas no Calvário vários profissionais estarão realizando palestras e apresentações sobre o tema.
 2

O objetivo das ações é informar as mulheres barra-cordenses a respeito da prevenção e como ela pode ser feita, e quais serviços que o município tem para ofertar na prevenção e no tratamento. A campanha terá várias atividades programadas para o  dia 30 de outubro, envolvendo as secretarias do município que colocarão a disposição seus profissionais para colaborarem na orientação e prevenção das doenças. 
 3

Para o prefeito Eric Costa, o movimento Outubro Rosa tem uma representatividade muito importante no processo de conscientização sobre o câncer de mama, doença que, infelizmente, ainda vitima muitas mulheres pelo mundo, e a adesão do município a esta causa é muito importante. “Tenho certeza que a secretaria de Saúde desempenhará muito bem toda a campanha no município e, por meio de todas as ações de conscientização e prevenção, evitaremos novos casos da doença em Barra do Corda”, é importante focar neste sério assunto durante os 12 meses do ano, já que esta doença não esta presente apenas no mês de outubro, no entanto, este é um mês representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Então você mulher, você filho, marido, toda sociedade se sensibilize, venha  e participe conosco.”enfatiza o prefeito.
 4

A primeira dama do município Bruna Costa totalmente engajada na causa falou ainda que as  ações da Prefeitura sejam para estimular o poder público e os gestores para a importância do fortalecimento de ações na área de saúde da mulher, como também, sensibilizar os médicos para a realização de exames mais minuciosos. Outro aspecto que destacou a primeira dama  é a importância dos parceiros e da família junto às mulheres  no tratamento do câncer. “A única maneira de se detectar precocemente o câncer de mama é através do diagnóstico. Por isso, é importante que a mulher faça o auto-enxame das mamas uma vez por mês. O Outubro Rosa não é só um lacinho para enfeitar a roupa uma vez por ano. O movimento tem o objetivo de alertar todas as mulheres de que quanto antes se diagnosticar o câncer, mais fácil fica para vencer a doença. Lembrando que não só as mulheres devem abraçar essa causa, mas os homens que são filhos, e maridos. Filhos alertem suas mães, maridos alertem suas esposas, esteja próximo, aconselhe, alerte. Venha e seja uma mulher e um homem consciente, vamos juntos unidos nesta luta”. Frisou Bruna Costa.
 5

O secretário de Saúde, Alexandre Miranda, destacou a relevância da conscientização para estimular o cuidado das mulheres quanto a prevenção ao câncer de mama durante todo o ano. “Todas as unidades de saúde do município estão inseridas dentro desta proposta e o maior objetivo é estimular o diagnóstico precoce”, salientou.

Seja consciente e venha participar você e sua família.


ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário