25 outubro, 2013

CURSO DE MEDICINA EM IMPERATRIZ : VALÉRIA MACEDO COMEMORA INSTALAÇÃO

Uma Comissão de implantação do curso de Medicina de Imperatriz visita nesta sexta-feira o campus avançado da Universidade federal do Maranhão, UFMA, no bairro Bom Jesus.

 

Além dos técnicos, fazem parte da comitiva o reitor da Universidade federal do Maranhão, UFMA, Natalino Salgado, o diretor do Centro de Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio Belo Matos e o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB).
 
Mesmo sem poder estar presente, por motivo de compromissos parlamentares em São Luís, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) comemora o ato de implantação do Curso, já que ela tem sido uma verdadeira ativista na luta pela implantação do mesmo.
Valéria Macedo
 "Estamos muito felizes em constatar que o Curso de Medicina em Imperatriz aos poucos  se torna uma realidade. Saúdo com entusiasmo a visita dessa comissão que hoje de maneira real dá passos concretos para instalação desse curso que é uma velha aspiração da classe política, dos profissionais de saúde e do povo  da região tocantina e de todo o Maranhão do Sul", disse Valéria, lamentando por não poder estar presente na visita ao Campus.
Marcos Fábio, Sebastião Madeira e Natalino Salgado
A implantação de um Curso de Medicina em Imperatriz, é uma antiga aspiração da segunda maior cidade do Maranhão, região tocantina e todo o Maranhão do Sul. Lideranças políticas de vários partidos, em diversos momentos nos últimos 20 anos sempre fizeram essa reivindicação. 
 
Mas, recentemente, nesta atual legislatura, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), foi a primeira a levantar essa bandeira, quando durante o grande expediente da sessão do dia 15 de março de 2011, ao estrear na tribuna da Assembleia Legislativa, apresentou uma indicação formal e fez um vigoroso discurso pedindo a governadora do Maranhão que buscasse em Brasília a concretização dessa aspiração do povo sul maranhense.
Conceição Madeira, Sebastião Madeira e Valéria Macedo
“Os filhos do sul e do centro do Maranhão deslocam - se principalmente para estudar medicina no Pará, no Tocantins e aqui em São Luís, que é distante e, às vezes, não têm condições realmente de se instalar aqui e fazer este curso”, portanto peço à governadora Roseana que envide esforços junto ao governo federal, para trazer para Imperatriz esse curso de medicina",  disse Valéria, apresentando uma verdadeira exposição de motivos para justificar tão importante pleito.

A governadora respondeu positivamente e em sua primeira viagem de trabalho a Brasília  apresentou a demanda ao então Ministro da Educação Fernando Haddad, o qual se comprometeu em adotar as medidas necessárias à implantação do curso no Campus da UFMA em Imperatriz. De lá pra cá as providências têm sido tomadas, embora lentamente. 

"Com essa reunião acontecida em Imperatriz e até a indicação da data para o início do curso, temos que  comemorar, pois a notícia é alvissareira e enche de alegria o coração de todos aqueles que até hoje sonharam com esse curso", disse Valéria por telefone ao editor desse blog, parabenizando o prefeito Sebastião Madeira e todos aqueles que estão envidados nos esforços para concretização do projeto de implantação do curso.

Josué Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário