31 outubro, 2013

Alunos de Barra do Corda representarão o Maranhão na Olimpíada Brasileira de Astronomia no Rio de Janeiro

Cinco alunos e um professor da rede estadual de ensino de Barra do Corda embarcaram nesta quarta-feira (30) para a cidade de Barra do Piraí a 130 km do Rio de Janeiro onde irão expor um projeto realizado dentro da sala de aula, na Olimpíada Brasileira de Astronomia, considerado um dos maiores eventos da América latina para estudantes.

22

Os alunos de Barra do Corda são os únicos que representarão o Estado do Maranhão no evento. Anderson, Cristiana, Marcos, Nilvan e Viviane estão acompanhados do professor Jardel que relatou ser muito importante a participação destes alunos, por se tratar de um evento grandioso para a ciência do país, lá estão reunidos alunos de toda a América do Sul. A expectativa é de conquistar bons resultados e trazer medalha para casa.

Segundo o professor, várias escolas participaram da fase classificatória, que consistiu em lançar um foguete o mais longe possível. Os foguetes são confeccionados nas oficinas das aulas de Física. O material usado é garrafa pet e o combustível químico é formado pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

O professor destaca a necessidade de ter a orientação de alguém com formação em química ou física durante a experiência. “É uma forma de iniciação científica e, ao mesmo tempo, uma forma de apreender fórmulas químicas e físicas”, disse.

23

A Olimpíada ocorrerá nos dias 01,02 e 03 de novembro, nesta quarta- feira onde os alunos participarão de uma palestra, com o Tenente Coronel Aviador Marcos Cesar Pontes primeiro astronauta brasileiro a pisar na lua.

A primeira dama municipal Bruna Costa juntamente com o vereador Soldado Coelho e a diretora Libânia estiveram presentes no embarque dos alunos, demonstrando todo o apoio e a felicidade em tê-los levando o nome de Barra do Corda a tão grande evento. A viagem dos estudantes foi custeada pela Prefeitura de Barra do Corda com parceria do Estado.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário