15 julho, 2013

Prefeito denuncia perseguição política durante evento na Baixada Maranhense‏


Em Santa Helena, a falta de assistência do governo do estado a municípios que não apoiam o grupo político aliado ao Palácio dos Leões foi duramente criticada durante a edição deste final de semana do movimento Diálogos pelo Maranhão. “Santa Helena não está sozinha. Se o governo do estado insistir em perseguir o povo da cidade, fechando as portas ao desenvolvimento do município, o governo federal continuará com as portas abertas”.

As palavras são de Flávio Dino, que lidera o movimento Diálogos pelo Maranhão e esteve na noite desta sexta (12) em Santa Helena acompanhado de deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários da Baixada Maranhense. Os relatos de abandono da cidade por parte do governo do estado devido à opção política do prefeito Lobato (PPS) foi discutida durante o evento.

“Nunca recebemos um centavo do governo do estado. Fazemos atendimentos de saúde sós. Sem ajuda do governo do estado. A Polícia Militar e Civil, por exemplo, o governo do estado não paga os carcereiros e o escrivão,” denunciou.

Segundo o prefeito, esta é uma reclamação bastante recorrente entre os prefeitos do Maranhão, que são onerados com gastos que deveriam ser arcados pelo governo do estado, sobretudo prefeitos que não fazem parte do grupo político ligado à família Sarney. “Até parece que Santa Helena que deveria ajudar o governo do estado e não o contrário,” ironizou.

Flávio Dino afirmou que, para que o Maranhão desenvolva todas as suas potencialidades, é necessária a superação do modelo de administração pública que ainda se baseia pelo privilégio a aliados e amigos do governo. Como exemplo de parceria institucional, Flávio Dino informou que tem acompanhado o trabalho de Lobato junto ao governo federal, apresentando diversos projetos para suprir as demandas abandonadas pelo governo do estado.

“O modelo que se instalou há décadas no Maranhão é o governo de poucos para poucos. É lamentável que a política da perseguição e da chantagem ainda permaneça, mas vamos virar essa página e fazer, juntos, um Maranhão de todos, para todos,” disse Flávio Dino.

Lideranças

O relato feito pelo prefeito de Santa Helena foi o centro da discussão do evento. Para as lideranças políticas presentes na edição dos Diálogos pelo Maranhão, este é o retrato do descaso do governo do estado com a administração pública isenta e de qualidade para os maranhenses.

Casos recentes de privilégio a parceiros políticos, como a ampliação do Conselho de Gestão e Políticas Públicas do estado e as denúncias de convênios com obras fantasmas foram lembrados pelos deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Bira do Pindaré (PT), que propuseram que o Maranhão avance, promovendo políticas públicas que realmente atendam aos anseios da população.

“Essa experiência que fazemos de ouvir a população e não somente aqueles que se dizem aliados é importante, porque só ouvindo o povo é possível saber quais as verdadeiras necessidades de cada lugar,” destacou o deputado Othelino Neto (PPS).

A edição deste final de semana dos Diálogos pelo Maranhão - que tem percorrido todo o estado discutindo com a população soluções para o desenvolvimento do estado - chegou ainda a Cururupu, Mirinzal e Pinheiro, acompanhada de lideranças de toda a Baixada Maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário