16 julho, 2013

Acesso à Saúde é a maior reivindicação da Baixada Maranhense‏

 Diálogos

Com postos de saúde precários e muitas vezes fechados, a população de Pinheiro reclamou durante a edição deste fim de semana dos Diálogos pelo Maranhão da falta de assistência médica para a população da Baixada Maranhense. “Os relatos que ouvimos por toda a Baixada sobre falta de atendimento médico e das peregrinações diárias para serem atendidos em São Luís demonstram que a população precisa de uma política de saúde séria,” comentou Flávio Dino.

Em visita à região da Baixada Maranhense, Flávio Dino e a caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão conversou com a população local e constatou que entre os mais graves problemas da região está o acesso à saúde pública. Diversos relatos deram conta de que a cidade de Pinheiro, que polariza atendimento das cidades vizinhas, não consegue atender a demandas simples, como enfaixar um braço quebrado, por exemplo.

É o caso do vendedor ambulante, Felipe Pereira Sousa, de 32 anos, que teve que se deslocar até São Luís no último domingo para ser atendido nos hospitais da capital. Ele quebrou o braço na sexta-feira na cidade de Bequimão. Procurou atendimento em Pinheiro e Peri-Mirim, mas não foi atendido em nenhuma das cidades. Dois dias depois do acidente, ele decidiu ir a São Luís em busca de ajuda.

Pinheiro está recebendo via recursos do Governo Federal a construção de um hospital regional, que foi idealizado na administração de Jackson Lago e depois abandonado pela atual administração. “Chegamos a começar a obra, pois o ex-governador Jackson Lago tinha planos de construir o hospital, mas Roseana abandonou a obra,” lembrou o ex-prefeito José Arlindo (PSB).

Flávio Dino criticou a falta de médicos no Maranhão. O estado tem o menor índice de médicos por habitantes do país. O valor é de aproximadamente 2 médicos para cada 3 mil habitantes. “A saúde não é só parede e telhado. O Maranhão precisa de médicos, enfermeiros, odontólogos, remédio e atendimento humanizado,” disse.

A abertura de novos cursos de Medicina pela Universidade Estadual do Maranhão e revitalização do curso existente no campus de Caxias é o primeiro passo sugerido por Flávio Dino para reverter o quadro de atraso que se descortina no Maranhão.

Mobilização

Com a presença de milhares de pessoas que acompanharam a edição dos Diálogos pelo Maranhão em Pinheiro, a caravana reuniu lideranças de todo o Maranhão que vêm discutindo soluções para os problemas sociais em econômicos do estado. Em passagem por Santa Helena, Cururupu, Mirinzal, Pinheiro e Presidente Sarney, o movimento ouviu depoimentos dos habitantes da Baixada Maranhense sobre os principais problemas enfrentados.

Participaram dos eventos os deputados federais Simplício Araújo (PPS) e Weverton Rocha (PDT), os deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Othelino Neto (PPS) e Bira do Pindaré (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário