05 julho, 2013

Audiência pública discute soluções para redução da violência em Barra do Corda

 
Apesar da ausência de autoridades do poder judiciário e da policia civil, a audiência publica promovida pela Câmara Municipal de Barra do Corda para tratar da violência no município realizada na manhã desta quinta-feira (04) teve grande repercussão e avanços.
 
Contando com a presença maciça dos vereadores da Casa Legislativa, o encontro teve a presença do prefeito Eric Costa, do comandante do quinto batalhão de policia de Barra do Corda, Major Markus, que também representou o secretário de segurança do estado, Aluísio Mendes.....
 
Contando com uma galeria lotada e uma expressiva participação popular, a audiência teve no Major Markus a maior fonte de indagações. Ao ser questionado sobre o avanço da criminalidade no município, o comandante do 5º BPM destacou que o número de policiais à disposição caiu de quase setecentos na década passada para pouco mais de cento e cinquenta atualmente. “Temos um contingente muito reduzido de policiais para policiar oito cidades e cerca de trezentas mil pessoas”, afirmou.
 
 
O major enumerou estatísticas sobre o trabalho da polícia, não sem mencionar os entraves jurídicos enfrentados pela polícia militar. “São inúmeras às vezes em que a polícia militar prende e a justiça manda soltar” e citou como exemplo uma mega operação da polícia militar em Barra do Corda que prendeu trinta e quatro traficantes e todos foram soltos em menos de uma semana.
 
O comandante também repudiou as interferências políticas com referência às detenções de veículos encaminhados ao CIRETRAN que por intervenções políticas são liberadas em seguir. “ A polícia militar faz sua parte apreendendo e retirando das ruas os veículos ilegais, mas infelizmente alguns políticos usam de suas influências para reverter esse quadro que infelizmente desmoraliza e desmotiva a polícia”.
 
Ao afirmar que na última semana o numero de assaltos na cidade caiu para zero, o comandante informou que a polícia se adequou ao modo de operação dos assaltantes ao colocar nas ruas homens a paisana, com motos descaracterizadas para o patrulhamento da cidade. “Já temos os nomes dos assaltantes e até seus endereços e pegá-los será uma questão de tempo”, informou.
 
PREFEITO PEDE MOBILIZAÇÃO DE TODOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA
 
Ao apresentar números que apontam Barra do Corda como o sétimo maior consumidor de drogas do estado do Maranhão, o prefeito Eric Costa fez um apelo a toda sociedade para uma mobilização contra as drogas. O prefeito afirmou, baseado em estudos recentemente apresentados a ele que oitenta por cento da violência gerada no município é proveniente do tráfico e consumo de drogas.
 
“Precisamos todos nos mobilizar contra as drogas e essa mobilização precisa começar no seio da família, na conversa dos pais com os filhos, do professor com o aluno, precisamos das igrejas, da imprensa, enfim, de toda sociedade para evitarmos o primeiro passo em direção ao crack, pois estudos apontam que apenas quatro por cento dos usuários do crack conseguem se livrar da droga, e o caminho é a prevenção”.
 
Eric Costa afirmou ainda que já se articulou com o governo do estado e que no dia 09 de julho acontecerá em Barra do Corda o início da campanha Barra do Corda contra o crack. O prefeito informou que educadores, terapeutas, médicos, psicólogos e todo um aparato disponível para toda comunidade barra-cordense para mostrar os terríveis efeitos do crack e os meios de prevenir-se.
 
O prefeito disse entender que a prevenção é o único caminho contra a epidemia do crack e que a prefeitura, através da secretaria municipal de educação intensificará a adoção de campanhas educativas alertando aos jovens sobre o perigo do consumo do crack. “A violência cobra um preço terrível de nossa sociedade e a prevenção contra as drogas é o caminho mais curto para a erradicarmos”, concluiu.
 
CÂMARA VAI COBRAR RESULTADOS PARA AS DISCUSSÕES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
 
Anfitrião da audiência pública, o presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Corda Gil Lopes não tão somente agradeceu a presença de todos os participantes, para o vereador, a importância do encontro, que reuniu vários representantes da sociedade civil organizada e lotou o plenário da Casa Legislativa, o encontro também resultará em resultados práticos.
 
“O major Markus foi corajoso e sincero ao nos informar os problemas que a corporação enfrenta, muitos deles causados pela falta de contingente policial, mas cremos que quando os problemas legais forem sanadas e os novos homens assumirem seus postos na polícia militar nos teremos uma cidade mais segura, inclusive com a revitalização dos antigos postos de observação da polícia, porém, além do que ouvimos aqui, do comandante e do prefeito, iremos elaborar um documento conjunto que enviaremos para todos os envolvidos, cobrando soluções que resultem na diminuição da violência em nosso município”. Afirmou.
 
Um conjunto de sugestões e metas discutidas durante a audiência resultarão num documento conjunto que será encaminhado para os poderes executivos, judiciário e o próprio legislativo. A Câmara também criará nos próximos dias uma comissão especial para discutir soluções para o enfrentamento da violência no município.

Fotos do Evento:
Francisco Carvalho.


ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário