30 abril, 2013

Valéria Macedo participa de ato de instalação do “Fórum Maranhense 30 Horas Já!”



A deputada Valéria Macedo (PDT) participou, na manhã da última sexta-feira (26), na sede do Coren-Ma, em São Luís, da solenidade de instalação do “Fórum 30 Horas já”, que proporá iniciativas na busca pela aprovação do projeto de lei nº 2295/2000, que tramita no Congresso Nacional, e pela retirada do veto da governadora Roseana ao projeto de lei nº 159/2011, de autoria da parlamentar pedetista na Assembleia Legislativa, que propõe a jornada de trabalho do enfermeiros maranhenses em 30 horas semanais.

O evento reuniu profissionais e estudantes de enfermagem das mais diversas instituições de saúde e ensino da região metropolitana e de alguns municípios do interior do Estado, bem como representantes de entidades e organizações ligadas à categoria.

Além da presidente do Coren-Ma, Célia Rezende, e da deputada Valéria Macedo, compuseram a mesa da solenidade e fizeram uso da palavra o assessor de relações institucionais do Cofen, Dr. Manoel Neri; a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano e a diretora de assuntos internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Maranhão (SINPEEES), Lucimary Santos.

Com explanação sobre o histórico de luta pela aprovação do projeto de lei 2295/2000 e a importância de sua sanção para a categoria de enfermagem, a presidente da FNE, Solange Caetano, deu inicio ao debate. Na sequência, Lucimary Santos, dirigente da CNTS e do SINPEEES, apresentou um panorama da luta pelas 30 horas no Maranhão, apontando sugestões para que a categoria se organize para derrubar o veto ao PL nº 159/2011, assinado pela governadora Roseana Sarney em julho de 2012.

Durante a sua fala, o atual assessor de relações institucionais e ex-presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a participação do órgão na luta pela conquista das 30 horas. Segundo ele, desde 2008 o Cofen vem fazendo um grande esforço para unir as organizações de enfermagem em prol de melhorias para a profissão. “Aqui, nesse ato de lançamento do Fórum Estadual em favor das 30 horas, para mim, a questão mais importante que eu ouvi hoje foi a disposição do Coren Maranhão e do Sindicato de sentarem na mesma mesa para encaminhar as lutas da enfermagem no Estado. Tenho certeza de que muitas vitórias serão conquistadas a partir de agora, com essa luta conjunta feita entre essas duas importantes organizações profissionais”, enfatizou ele.

30 HORAS

Manoel Neri também conclamou a categoria a se mobilizar e cobrar dos parlamentares maranhenses uma atitude favorável à derrubada do veto ao projeto da deputada Valéria, elogiando a postura da deputada pedetista em favor dessa e de outras categorias profissionais da saúde no Maranhão.

Autora do projeto de lei nº 159/2011, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem que atuam no Maranhão, a enfermeira e deputada estadual Valéria Macedo falou sobre a atual situação do PL após o veto imposto pelo Poder Executivo, informando que já esteve com o secretário de Governo João Abreu no sentido de que a governadora reveja sua decisão ou que a Assembleia derrube o veto, mas que para tanto se faz necessário nesse momento uma grande mobilização da categoria. “É necessário que a classe se movimente, não deixando a questão apenas a cargo das instituições representativas”, disse.

Valéria, mais uma vez, se colocou à disposição da categoria pela conquista de melhorias como a diminuição da jornada de trabalho, salários decentes e compatíveis com a importância da profissão e propôs várias ações da categoria pela derrubada do veto ao PL 159/2011, tanto junto ao governo, quanto ao poder legislativo, ficando acertado que em breve acontecerão visitas aos deputados na Assembleia e um grande ato de mobilização na própria Al, com a presença de caravanas de  enfermeiros de todo o estado, liderados pelas suas entidades representativas.

“Vamos todos juntos, mostrar à governadora e aos nossos deputados que essa categoria não aceita esse veto, que o direito a uma jornada de trabalho menor não é uma questão de privilégio, mas de melhoria no trabalho de profissionais que lidam com a vida humana e que para tanto necessitam estarem físico e mentalmente saudáveis, consequente melhorando assim o atendimento aos seus pacientes”, disse Valéria, sendo bastante aplaudida pelos profissionais de enfermagem que lotaram o auditório do Coren-MA.

Em seguida, os Anjos da Enfermagem apresentaram, em forma de jogral, situações e dados estatísticos que apontam para a necessidade da aprovação de uma carga horária justa para os trabalhadores da enfermagem. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino da Enfermagem e a liberação de balões brancos em frente à entrada principal do prédio do Coren-MA, simbolizando a instalação do Fórum Maranhense 30 Horas Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário