14 junho, 2018

Vice-campeãs brasileiras de basquete visitam Flávio Dino e ressaltam incentivo ao esporte

O governador Flávio Dino recebeu, nesta quarta-feira (13), o presidente do Sampaio Basquete, Sérgio Frota, acompanhado da diretoria técnica do clube e de parte das atletas vice-campeãs da Liga Brasileira Feminina de Basquete na edição 2017/2018. 

A visita foi para agradecer o apoio dado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) e da Lei de Incentivo ao Esporte, o que contribuiu para a conquista do segundo lugar. “Viemos agradecer o apoio do Governo do Maranhão, na pessoa do governador Flávio Dino, por ter aderido ao projeto do Sampaio Basquete”, diz o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota.


O presidente da equipe fez um breve relato e lembrou a conquista do título de campeãs brasileiras em 2016: “Agora, neste ano, na disputa de 5 partidas, nós ganhamos duas, mas trouxemos o título de vice-campeonato brasileiro. Isso se deu graças ao apoio do Governo do Estado”.


“Em um momento em que o Brasil passa por uma crise econômica e política, o Governo mostra que as políticas públicas voltadas para o esporte são de extrema importância para o nosso estado. Isso mostra que o esporte é um dos mais importantes instrumentos de inclusão social, cumprindo sua função social”, acrescenta Frota.


Três das seis atletas maranhenses que disputaram as partidas estiveram na visita. Elas, que hoje integram o time profissional, já fizeram parte de projetos sociais e de inclusão realizados nos seus bairros, como a mais nova da equipe, a jogadora Eduarda Serra, de apenas 17 anos. 
Moradora do Anjo da Guarda, Eduarda destacou a oportunidade que o esporte lhe deu em poder ter contato com as jogadoras profissionais e de estar em ascensão no esporte. Ela também disse ter sorte de iniciante em garantir o vice-campeonato brasileiro no seu primeiro ano como profissional: “Eu jogo desde os 13 anos e neste ano fui chamada para entrar no time profissional. Essa foi uma excelente oportunidade que o Sampaio abriu para minha carreira e eu só tenho agradecer por já ter conquistado esse título”.

Experiência
 
A experiente e ex-jogadora Iziane Castro, que hoje integra a diretoria técnica do Sampaio Basquete, ressaltou a importância do trabalho social desenvolvido para despertar e descobrir novos atletas de basquete no Maranhão. 


“Eu falo para elas que eu sou a mentora. Acho que é muito fácil para o gestor que vivenciou aquilo poder falar sobre as experiências, sobre a realidade e cobrar. Eu levo um pouco das experiências de luta para chegarmos às vitórias durante as temporadas”, relata.


Iziane encerrou ressaltando a importância do apoio do Governo, dos empresários e dos voluntários para tocar os projetos. “Sempre falo que o esporte é educação, é saúde, é cultura, é segurança pública, entre outros benefícios que ele traz para a sociedade. Isso tudo porque desenvolve a criança de uma outra forma pedagógica, além da educação tradicional”, destaca. 


O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Hewerton Pereira, enfatizou os legados que os projetos apoiados pela Sedel têm trazido para o Maranhão. “A secretaria vem contribuindo com muitos projetos, e este do Sampaio Basquete não é diferente. Sempre que nos empenhamos em concretizar um projeto, pensamos em qual legado ele irá deixar para o nosso estado. Esse do Sampaio, além da inspiração para muitos meninos e meninas que sonham em viver no mundo do esporte, traz reforma de quadra, projetos sociais, palestras em escolas públicas, entre outras atividades realizadas paralelamente aos campeonatos”, enumera o gestor da Sedel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário