07 junho, 2018

Governo entregará cinco equipamentos educacionais nesta semana

A agenda do Governo do Maranhão, nesta semana, começa por Apicum-Açu, nessa quinta-feira (07), onde serão entregues duas Escolas Dignas, uma reformada e outra construída pelo programa Escola Digna a comunidades do referido município.

No povoado Ponta D´Areia, a 13 quilômetros da sede, será entrega a Escola Municipal Eurico Gaspar Dutra, construída pelo programa Escola Digna, em substituição a antiga estrutura inadequada. A escola de 02 salas, secretaria, cozinha, banheiros e pátio interno, recebeu investimentos na ordem de R$ 388.595,87, oriundos do BNDES, que vão beneficiar 21 alunos da comunidade.

Junto com a escola, a comunidade também vai receber um poço artesiano perfurado pela Caema, que vai levar água de qualidade para as 33 famílias da localidade, além da unidade escolar. Já na sede de Apicum-Açu, o governo entregará, totalmente reformada, o Centro de Ensino Amado Joaquim.

A escola construída em 1986, em 32 anos nunca havia passado por uma reforma. “As únicas coisas feitas nesse tempo todo, foram pinturas, uma vez ou outra. E cada gestor novo que chegava na escola colocava piso novo, sobre o piso antigo. Tanto, que o piso já estava muito acima do nível”, disse a gestora auxiliar, Elitane Sousa Ferreira.

A Reforma realizada pelo Governo do Maranhão, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), garantiu serviços de: troca do telhado, do forró PVC, do piso, instalações elétrica e hidráulica; substituição das louças antigas e inadequadas dos banheiros; além de colocação de revestimento cerâmico, climatização, entre outros serviços. 

A escola também ganhou uma biblioteca totalmente mobiliada e com mais de 500 livros didáticos, paradidáticos e de literatura. A cozinha que, antes funcionava em puxadinho, agora tem estrutura adequada e higiênica.
 
Ainda como parte da reestruturação da escola, foram garantidos: 180 carteiras, freezer, fogão, 350 kits de merenda. “O governador não tem medido esforços para transformar a educação do Maranhão, e um dos pilares dessa transformação é a garantia de estruturas dignas para que estudantes e professores possam caminhar com tranquilidade no processo de ensino e aprendizagem. Com o programa Escola Digna, o governo vem garantindo as condições adequadas ao aprendizado, ao mesmo tempo que retira milhares de estudantes, professores e gestores de situações indignas e desumanas”, destacou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

Só esta semana, será entregue um total de 04 Escolas Dignas, construídas e reformadas pelo programa que está transformado a educação do Maranhão, e 01 Farol do Saber.

Na sexta-feira (08) serão entregues duas escolas em Coelho Neto e Aldeias Altas, na região dos Cocais. Já no sábado (09), será a vez da comunidade de Vitorino receber o Farol do Saber, totalmente reformado, por meio de parceria entre a Secretária de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e a Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário