12 junho, 2018

Governo reúne gestores e profissionais de saúde durante II Fórum de Geriatria e Gerontologia do Maranhão

Governo do Estado reúne gestores e profissionais de saúde no II Fórum de Geriatria e Gerontologia do Maranhão.
MARANHÃO – O Governo do Estado reúne gestores e profissionais de saúde no II Fórum de Geriatria e Gerontologia do Maranhão. O encontro, que teve início nesta segunda-feira (11), promove o debate sobre o envelhecimento e saúde da pessoa idosa. O encontro prossegue até terça-feira (12), no Praia Mar Hotel. 

  O evento para gestores e profissionais de saúde dos municípios busca também sensibilizá-los sobre a importância da aplicação da política do idoso nas unidades básicas de saúde. A abertura do Fórum contou com a participação da coordenadora Nacional de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann. 

“Como representante do Ministério da Saúde, constatei avanços na implantação da política de assistência ao idoso com o fortalecimento da atenção básica. Os profissionais de saúde estão comprometidos em cuidar do idoso com a atenção básica reforçada que evita o agravamento das doenças. Os órgãos estaduais trabalham em parceria com ações conjuntas, seja na área de serviço social como de saúde”, disse Maria Cristina Hoffmann. 

Para a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Maria Tereza de Carvalho, a realização do fórum demonstra o compromisso do Governo do Maranhão em sensibilizar os profissionais e gestões das unidades regionais sobre a importância dos cuidados com o idoso, que representa uma parte significativa do estado. “As ações terão que ser integradas e capazes de garantir o envelhecimento ativo do idoso em todas as esferas, ou seja, na capital e nos municípios”, destacou.

De acordo com Silvanildes Mota, coordenadora estadual das Políticas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), os profissionais do SUS precisam conhecer as PICs e seus benefícios para os idosos, pois a aplicação das práticas promove a redução de depressão, ansiedade, angústia e outras doenças psicológicas que abalam os idosos. “Muitas vezes o idoso só precisa de uma massagem para relaxar ou uma conversa reservada com o profissional, ou até mesmo um chá que evita o uso de medicamento. As PICs estão aqui para ajudar na recuperação saudável do idoso”.

Coordenadora Nacional de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann.

Chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Maria Tereza de Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário