19 junho, 2018

Governador Flávio Dino cumpre agenda no interior do Maranhão – Buritirana, Amarante e Sítio Novo

Educação com mais condições e qualidade ao alcance de milhares de estudantes maranhenses contemplados pelo programa Escola Digna, do Governo do Estado. Coberturas de palha são trocadas por tetos de telha, e paredes de barro substituídas por estruturas de concreto e tijolo. Mudança que faz a diferença na formação dos jovens cidadãos e que tem sua continuidade nas agendas de governo pelo Maranhão. 

O governador Flávio Dino inaugura cinco novas escolas nas cidades de Buritirana, Sítio Novo e Amarante, nesta terça-feira, 19. O Escola Digna alcança sua missão ao garantir escolas com estrutura, equipamentos e materiais onde antes não havia, pontua o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão. “Essa iniciativa nasceu da preocupação do governador com os milhares de maranhenses em escolas de condições insustentáveis ao aprendizado. O programa dignifica e estimula para que os jovens tenham um futuro mais promissor”, avalia. 

As unidades reformadas e renovadas a serem inauguradas são as escolas municipais Monteiro, Silveira Bueno, Salomão Dutra, Criança Feliz e o Centro de Ensino Parsondas de Carvalho, todas no município de Sítio Novo. Na agenda, assinatura de ordem de serviço para construção do Centro de Ensino Flaudismar Alves, em Buritirana. O governador entrega ainda fardamentos contemplando estudantes de Buritirana (1.044), Amarante (1.910), Sítio Novo (1.670). 

A agenda inicia em Buritirana, no povoado Varjão dos Crentes, onde o governador Flávio Dino inaugura um Sistema de Abastecimento de Água (SSAA), a partir das 8 horas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o sistema é composto de poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d´água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

“A ação beneficia principalmente as comunidades rurais que precisavam carregar água em longas distâncias. A proposta é levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial”, destaca o titular da Sedes, Francisco Oliveira Junior. A meta do Governo é instalar 92 sistemas nos 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Na sede, o governador visita as obras de reforma do hospital, que terá 20 leitos, vistoria os serviços de pavimentação de quatro quilômetros de vias, assina ordem de serviços para obras de construção do Centro de Ensino Flaudismar Alves, entrega duas patrulhas às comunidades produtoras da região, e ainda, contempla estudantes da rede pública de ensino com entrega simbólica de 1.044 fardamentos, em solenidade no bairro Alto Bonito.

Agenda em Amarante
Governador segue para o município de Amarante, onde anuncia ações nas áreas de educação, saneamento básico, esporte e infraestrutura. A agenda, na Praça Cícero Nascimento, inicia às 10h30 e terá assinatura de ordem de serviço para obras na MA-275, trecho Amarante/Sítio Novo; início de ações do programa Mais Asfalto em ruas da cidade; vistoria das obras da quadra de esporte, integrando o programa estadual Mais Esporte e Lazer; assinatura de ordens de serviços para instalação de sistemas de abastecimentos nos povoados Serra Pelada e Santa Amélia; além da entrega simbólica de 1.910 fardamentos.

Mais Educação
Cinco escolas serão inauguradas no município de Sítio Novo, em solenidade a partir das 13h30, na Chácara da Enete, bairro Vila Nova. São contemplados estudantes dos povoados Montes das Oliveiras, que ganha novo prédio da Escola Municipal Silveira Bueno, com duas salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio, sala de direção e depósito. No povoado Novo Acordo, a revitalização da Escola Municipal Criança Feliz agregou sala de aula, banheiros acessíveis, cozinha, pátio e sala de direção. 

No povoado Agrovila Bom Jesus, o novo prédio da Escola Municipal Monteiro Lobato ganhou duas salas de aula, cozinha, banheiros acessíveis, sala de direção, pátio e depósito. As novas instalações da Escola Municipal Salomão Rocha, no Assentamento Conceição, povoado Boa Lembrança, foi equipada e passa a contar com duas salas de aula, depósito, cozinha, pátio, sala de direção e banheiros acessíveis. 

As entregas finalizam com a inauguração do Centro de Ensino de Parsondas de Carvalho, em Montes Altos. A nova unidade escolar recebeu investimentos da ordem de R$ 273.345,20, em serviços de: troca do telhado, do forró PVC, do piso, instalações elétrica e hidráulica; substituição das louças antigas e inadequadas dos banheiros; além de colocação de revestimento cerâmico, climatização, entre outros serviços. Ainda na área da educação, o município recebe 1.670 fardamentos.

Ainda na cidade, o governador assinatura ordem de serviço para obras na MA-275, no trecho de Sitio Novo/Amarante; inaugura obras de pavimentação integrando o programa Mais Asfalto; entrega de uma patrulha para o Sindicato dos Produtores da região; assinatura de duas ordens de serviços para implantar sistemas de abastecimentos de água nos povoados Paciência e Boa Lembrança; além da entrega de um kit de irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário