quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sucesso total!! Sebrae realizou mais de mil atendimentos durante Oficina Sebrae de Empreendedorismo em Barra do Corda

300 empreendedores e potenciais empreendedores foram capacitados durante as oficinas, 670 participantes em palestras e 85 consultorias realizadas.
 
Mais de 300 proprietários de pequenos negócios, empreendedores e potenciais empreendedores do município de Barra do Corda foram capacitados recentemente pelo Sebrae, por meio da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE).


A ação envolveu as unidades regionais do Sebrae em Grajaú e Presidente Dutra e contou com o apoio da Prefeitura de Barra do Corda, Associação Comercial de Barra do Corda, Associação dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra de Corda e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Barra do Corda.

A OSE visa estimular nos participantes, comportamentos empreendedores que gerem melhores resultados em seus negócios, através da boa gestão empresarial, aplicando técnicas por meio de uma metodologia diferenciada, que estimula comportamentos empreendedores e tomadas de decisões diante de situações enfrentadas no dia a dia de um negócio. 
Competências e habilidade empreendedoras; Teoria Visionária de Filion; Gestão, Planejamento de Negócio; Marketing; Formação de Preço; Formalização; O empreendedor e empreendedorismo, forma alguns dos temas abordados, além de proporcionar aos participantes o desafio de criarem e promoverem novos negócios.

Nas cinco noites de evento, os 300 empreendedores e potenciais empreendedores que participaram da OSE, estiveram divididos em 10 salas de aulas, estruturadas dentro do Ginásio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Barra do Corda, bairro Vila Nenzim.

Durante o dia, foram realizadas 14 palestras para 670 participantes, que abordaram os temas Micro Empreendedor Individual (MEI), Motivação, Instituições e Microcréditos. Foram realizadas ainda 85 consultorias, totalizando 1055 atendimentos.   Além de 31 negócios no desafio “Meu Negócio” somando um faturamento de R$ 6.882,70 (Seis Mil, Oitocentos e oitenta e dois e setenta centavos). 

A gerente da unidade regional do Sebrae em Grajaú, Cecília Salata, ressalta a importância das ações do Sebrae e o objetivo ao realizar a OSE em Barra do Corda.
"O Sebrae é o grande parceiro dos pequenos negócios em todo o Brasil. Nosso objetivo com a realização da OSE em Barra do Corda é fomentar o empreendedorismo local com capacitações de diversos assuntos, fazendo com que o empresário esteja preparado para a realidade do mercado. A oficina tem uma metodologia especial de capacitações, uma metodologia mais próxima da realidade do cotidiano dos empreendedores e é isso que queremos proporcionar para os empreendedores local, métodos inovadores, que atuam diretamente na atividade de cada empreendedor”, afirma Salata.

Suely Nascimento, proprietária do supermercado Estrela, participou da OSE. Há sete anos ela é atendida pelo Sebrae e destacou a significante mudança que vem acontecendo na sua vida profissional desde que começou a praticar as orientações recebidas durante as consultorias, cursos e oficinas do Sebrae.

“Foi muito gratificante participar da OSE. Aprendi muito e eu vou aplicar tudo na minha empresa principalmente no que se trata de planejamento, dinamismo e gestão visando o crescimento do meu negócio”, destacou Suely.

Com uma metodologia muito dinâmica, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo impressionou muito os participantes, como foi o caso do empreendedor Francisco Santana, que inicialmente decidiu participar da OSE como forma de incentivar a esposa a participar.
“Já fiz inúmeros cursos e capacitações do Sebrae, mas fiquei surpreendido com a metodologia do treinamento, um conteúdo muito bom. Eu renovei conceitos, aprendi algo novo e isso já foi muito bom. Parabéns ao Sebrae pela dinâmica da capacitação, parabéns aos parceiros institucionais que acreditaram nesse projeto para Barra do Corda, porque eu tenho certeza que os participantes já vão mudar alguma coisa em seus estabelecimentos”, ressaltou Santana. 

Para o secretário de Administração, planejamento, orçamento e gestão do município de Barra do Corda, Guilherme Borges, que na ocasião representou o prefeito Eric Costa, a OSE vai incentivar bastante o desenvolvimento do município.

“Recebemos a OSE como um grande desafio e oportunidade para os empreendedores de Barra do Corda. Então, não medimos esforços para contribuir com a realização do evento. Acreditamos ainda que a oficina proporcionará aos empreendedores local um choque de realidade, um dinamismo para os empreendedores e para os pequenos negócios de nossa cidade. Quero agradecer ainda o Sebrae por acreditar na gestão municipal e por apoiar o desenvolvimento do nosso município”, destacou Guilheme Borges.

I Encontro de Oportunidades de Empreendedorismo de Barra do Corda

Como resultado do grande sucesso que já é considerado a OSE de Barra do Corda, José Noleto, gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, a pedido do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, anunciou a realização do I Encontro de Oportunidades de Empreendedorismo da cidade de Barra do Corda, que será realizado em março de 2018.
 
Ângela Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário