segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Seminário Regional discute políticas públicas sobre drogas em Barra do Corda

O Governo do Estado do Maranhão realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o Seminário Regional de Políticas Públicas Sobre Drogas, no auditório do 5º Batalhão da Polícia Militar, em Barra do Corda, na região central do estado. Durante os dois dias de evento, mais de 500 pessoas entre profissionais de saúde, assistência social, professores, estudantes, indígenas e representantes da sociedade civil debateram este tema importante e apresentaram propostas sobre redução da oferta, tratamento e prevenção às drogas.

O evento envolve várias secretarias de governo estadual e conta com a importante parceria da prefeitura de Barra do Corda e de organizações da sociedade civil. O objetivo do Seminário é fortalecer o debate sobre a política de combate às drogas e a integração das iniciativas da sociedade civil e do poder público para a elaboração das diretrizes da política estadual sobre o assunto.
No primeiro dia do seminário, o jovem Jairton que atualmente é diretor da Casa Resgate que com muita dificuldade realiza um trabalho para recuperar dependentes químicos, emocionou o público presente com sua história de vida. Ele é um ex viciado que por muito pouco não perdeu a vida. 

A presidente do Ponto de Cultura/Casa do Artesão, Francisquinha Miranda se pronunciou dizendo que muitas famílias vivem esse dilema difícil relacionado as drogas, mas apontou que o apoio da família é importante nesse trabalho desafiador de superação.

Segundo o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, uma das características do processo de formatação do plano estadual das políticas públicas sobre drogas é ouvir as pessoas. “Nosso objetivo aqui é mais de ouvir as ideias, sugestões e as demandas para que possamos formar o plano estadual. A participação  de todos vocês nesse nesse processo é de suma importância e ouvir nossos irmãos indígenas também enriquece o debate. Temos hoje um governo que vai até o povo e que ouve esse povo de maneira jamais vista na história desse estado”, disse Marcos Pacheco.

Vale destacar destacar o papel  importante de vários parceiros para que esse evento fosse realizado e se tornando um sucesso além das expectativas. O governo do Estado, através da secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, secretaria Extraordinária de Políticas Públicas, secretaria de Saúde,  coordenação de Assuntos Indígenas, Conselho Estadual de Políticas Públicas, 5º BMP de Barra do Corda na pessoa do Cel. Passos, Prefeitura Municipal de Barra do Corda, por meio da secretaria de Administração e Planejamento na pessoa do secretário Guilherme Borges, Superintendência de Articulação Regional  em nome do gestor Leocádio Cunha e assessores Ivan Silva e Odair Maciel, a gestora da Unidade Regional de Educação Vanda Araújo e uma competente equipe estadual responsável pelos seminários regionais liderada por Erisvan.
O seminário contou com as presenças do Secretário de Estado de Políticas Públicas Marcos Pacheco, Superintende de Articulação Regional Leocádio Cunha, Assessores da Superintendência Ivan Silva e Odair Maciel, Comandante do 5º BPM Coronel Passos, Secretário Municipal de Administração Guilherme Borges (representando o prefeito Eric Costa), Secretária de Ação Social Fátima Arruda, Secretário de Agricultura Rivelino do Alim, Promotor Edilson Santa (representante do Ministério Público), Presidente da Câmara Municipal Gil Lopes, vereador Gemilson Ribeiro, Gestora da Unidade Regional de Educação Vanda Araújo e sua equipe, diretor de Educação da URE Roque Lane, Diretora da faculdade Unicentro Rosária, vereador por Grajaú José Arão, Secretário de Educação de Jenipapo dos Vieiras Adizon Barroso, Kacrose Canela representando a comunidade indígena de Fernando Falcão e Maurício Ribeiro representando a etnia Guajajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário