22 setembro, 2019

Distribuição de mudas e mutirão de plantio marcam comemorações pelo Dia da Árvore no Parque Rangedor

 Inaugurado dentro da programação alusiva aos 407 anos de São Luís, o Parque Estadual do Rangedor foi palco, na tarde deste sábado, 21, de dezenas de atividades em comemoração pelo Dia da Árvore.
Celebrado em todo o Brasil no dia 21 de setembro, a data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas e árvores para o equilíbrio sustentável do meio ambiente.

A programação no Parque Rangedor foi marcada pela distribuição de mudas e mutirão para plantio de árvores, além de dezenas de atividades culturais, esportivas. Também foi montado o Espaço Kids, especialmente voltado para o público infantil, com pintura facial, brinquedos, shows da Patrulha Canina, Banda Vagalume e apresentações do Ballet Olinda Saul.

Torneios de futsal e beach soccer abriram o evento, que teve como ponto alto um abraço simbólico no estacionamento, ao redor de um pé de ipê, símbolo do Parque Rangedor.

O governador Flávio Dino prestigiou o evento e ressaltou que a atividade tem uma dupla dimensão: simbólica e prática.

“O evento tem uma dupla dimensão: a dimensão simbólica, de nós reafirmarmos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, para que haja proteção ao meio ambiente; e uma dimensão prática, na medida em que nós estamos juntos aqui melhorando o Parque do Rangedor, diante essa ação de plantio de árvores”, afirmou o governador.

“Mais árvores, menos armas”

Flávio Dino acredita que a sociedade deve valorizar uma cultura de “mais árvores e menos armas” em defesa da vida.

“Nós estamos vendo episódios de violência em todo o país, violência simbólica, violência física, perda de vidas humanas. Quando nós nos comprometemos com a vida, quando nos comprometemos com o meio ambiente, estamos viabilizando uma sociedade melhor pra gente e para as futuras gerações”, ressaltou.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou do ato distribuindo mudas de espécies nativas e frutíferas, e dando apoio técnico ao plantio, como conta a professora do Curso de Agronomia da Uema, Ariadne Rocha.

“Fomos convidados para distribuir mudas, fazer o plantio de espécies nativas, assim como a distribuição de espécies frutíferas e medicinais para a sociedade. Nós estamos abraçando a causa da revitalização do Rangedor e trazendo para cá o enriquecimento das áreas do parque com o plantio das espécies nativas desse território”, explicou a professora.
Para Diego Galdino, secretário de Governo (Segov) e gestor dos Parques Ambientais do Estado, o sábado em homenagem ao Dia da Árvore foi “um dia especial”.

“O governador escolheu homenagear o Dia da Árvore nesse parque belíssimo que foi entregue recentemente pelo Governo do Maranhão. Estou muito feliz em contribuir e manter esse parque, que está sendo referência nacional”, destacou Galdino.

Participação da comunidade

O secretário do Meio Ambiente (Sema), Rafael Ribeiro, falou da importância desse tipo de evento, diante do atual debate nacional sobre a questão do meio ambiente.

“Eu acho que o Estado dá uma demonstração de respeito, de credibilidade, em especial por trazer a comunidade para dentro das unidades de conservação e é por isso que o programa dos Parques é eficiente”, enfatizou Ribeiro.

Nicolle Ericeira é estudante da rede estadual de ensino e acredita que o momento foi de colocar em prática o que ela vem estudando na escola.

“É uma continuidade para todo o nosso aprendizado. A gente sempre aprendeu a desenvolver o meio ambiente, a ajudar a cuidar do nosso meio ambiente, visto que ultimamente ele não tem sido bem cuidado, tem sido destratado. Nós precisamos acordar e manter esse hábito de plantar mais árvores e preservar o meio ambiente”, pontuou a estudante.

Assim como Nicolle, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), representantes de movimentos culturais, LGBTs, quilombolas e de pessoas com deficiência, entre outros segmentos da sociedade, também participaram das comemorações pelo Dia da Árvore no Parque Rangedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário