22 fevereiro, 2017

Flávio Dino inaugura unidade plena do IEMA em Coroatá

Cumprindo mais uma agenda de inaugurações, o governador Flávio Dino entregou, nesta terça-feira (21), para a população de Coroatá, Coelho Neto e cidades vizinhas, uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), fortalecendo o ensino profissionalizante. Também foi oficialmente entregue a MA-123, que foi totalmente recuperada.
 
A implantação da unidade do IEMA em Coroatá integra o projeto de expansão da rede de ensino técnico-profissionalizante, que vai levar esta modalidade a diversos municípios maranhenses.

“Estado que tem mais escola em tempo integral, tem melhor desempenho nos principais indicativos de educação e estamos no caminho certo ao implantar as unidades do Iema e expandir para todo o Maranhão. Coroatá merecia esse avanço, marcando um novo momento para a população, que agora terá educação para ajudar a melhorar a qualidade de vida”, pontuou o governador Flávio Dino, durante a solenidade de entrega do prédio, nesta terça-feira. Esta é a quinta unidade do Iema construída pelo Governo do Estado.
 
A escola vai oferecer cursos nas áreas de Informática, Agricultura Orgânica e Zootecnia/Avicultura, escolhidos pela própria comunidade em audiências públicas. A formação em Agricultura Orgânica é uma novidade e aborda conhecimento sobre alimentação saudável e produção agrícola sustentável.

A unidade de ensino tem capacidade para 480 alunos nas três séries do Ensino Médio e sua estrutura conta com salas de aulas equipadas, laboratórios, refeitórios, quadra, biblioteca, auditório. O prédio recebeu melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, sanitária, de combate a incêndio e no telhado e piso.

O IEMA estava com obras paradas há mais de cinco anos, sendo retomadas na gestão atual. “É um compromisso assumido e cumprido pelo governador Flávio Dino, que prega a união das gestões e execução de projetos de grande impacto social, atendendo às demandas mais urgentes das populações. E a educação é uma dessas prioridades”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada.

Na avaliação do prefeito de Coroatá, Luís de Amovelar Filho, a implantação da unidade é a concretização de uma demanda da população e representa o avanço para um futuro mais promissor.

“Parabenizo o governador por essa gestão parceira e que vem fazendo as coisas andarem. Antes, o município era impedido de crescer e avançar e, agora, com a gestão da mudança, o desenvolvimento se mostra em áreas de importância para nossa cidade”, pontuou o prefeito. O Iema vai atender também cidades próximas, sendo o passo inicial para estabelecer a educação técnico-profissionalizante na região.

A estudante Aline Eduarda vai cursar Avicultura e está ansiosa pela oportunidade de se profissionalizar.

“Achei muito importante poder aliar o estudo normal a um curso e quero começar logo e aprender. Não é toda escola que possui essa estrutura e essas opções. Para nós aqui vai ser de grande utilidade”, disse a jovem. Para a avó da estudante, a aposentada Milma Rocha, a felicidade é grande pela chance de formação da neta. “É um prazer imenso vê-la como aluna desta escola que representa um grande avanço na nossa cidade e só posso parabenizar todos que farão parte deste importante projeto”, disse.

A implantação do Iema é um compromisso do governador Flávio Dino firmado com a população em junho de 2015. As obras estavam abandonadas há anos pela gestão anterior, apesar de serem uma reivindicação antiga da comunidade. Com a atual gestão, as obras foram retomadas e entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário