06 fevereiro, 2014

Valéria Macedo participa de visita a fazenda do projeto Balde Cheio


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) esteve no último sábado, 1º, no município de Vila Nova dos Martírios, onde participou, a convite do Sebrae, de uma visita técnica à Fazenda Copacabana, estabelecimento que é uma unidade demonstrativa do projeto Balde Cheio, na região Tocantina. Na oportunidade, a parlamentar também visitou lideranças políticas do município.

O projeto Balde Cheio consiste em uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, a fim de promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. No Maranhão, o programa é realizado por meio de parceria da Embrapa com o Sebrae. Dentre os resultados positivos, destaca-se o aumento significativo na produção do leite e a redução da área de pastagem. 

Durante toda a manhã, na Fazenda Copacabana, Valéria participou de palestra e debate com a presença do consultor indicado pela Embrapa, João Rosseto, integrando o Dia de Campo Balde Cheio, e falou para cerca de 300 pessoas, entre produtores e secretários de agricultura de toda a região, aproveitando o momento para uma rápida explanação de sua atuação parlamentar e se colocando à disposição do Sebrae e dos produtores na luta pelo financiamento, pela infraestrutura no campo e pela busca de novas  tecnologias para a melhora e o aumento na produção do leite.

“As portas de nosso gabinete estão abertas para os produtores da região tocantina e de todo estado, para que juntos possamos buscar cada vez mais melhorias e desenvolvimento para o campo”, disse Valéria, lembrando da sua atuação para destravar o Programa Luz para todos, a fim de levar energia elétrica para todo o interior do Maranhão.

Valéria estava acompanhada do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, que falou da sua experiência com o projeto Balde Cheio em Porto Franco como prefeito empreendedor, título dado pelo Sebrae.

“O Projeto Balde Cheio tem causado um impacto positivo para a atividade leiteira no sul do Maranhão, pois com o treinamento dos técnicos responsáveis pela assistência, vários produtores passaram a utilizar a metodologia, tornando suas propriedades mais produtivas e lucrativas, proporcionando melhoria na qualidade de vida das suas famílias”.

Visitas a lideranças políticas

No período da tarde, a deputada Valéria e o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides, acompanhados do vereador João Fredson (SDD), realizaram visitas a lideranças políticas do município, como o ex-prefeito João Pinto e esposa, a vereadora Maura, o vereador Mizinos e os ex-vereadores kiki, Mazin e charmoso.

Durante sua permanência em Vila Nova Valéria, a deputada Valéria ouviu, tanto das lideranças políticas como de pessoas do povo, muitas reclamações sobre a difícil situação da saúde municipal. A parlamentar se prontificou em buscar mais informações junto à gestão local para uma tomada de posição e a busca de soluções, pelo menos no âmbito parlamentar, já que a mesma preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário