25 fevereiro, 2014

Raimundo Cutrim adverte que problemas da Segurança Pública estão aumentando

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) ocupou a tribuna, na sessão desta segunda-feira (24), para advertir que, a cada dia, estão se agravando os problemas na área da segurança pública no Maranhão. Segundo ele, o Governo do Estado resolveu aumentar o efetivo da Polícia Militar, mas ainda assim estão crescendo os índices de violência e criminalidade.

“A situação não é a quantidade de policial; o governo pode botar 5, 10, 15 mil, o índice de criminalidade continua aumentando. O problema é gestão, o problema é credibilidade, o problema nosso é profissionalismo”, afirmou Cutrim.

Ele observou que aconteceram mais de 60 mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no ano passado, e o governo “vem fazendo vistas grossas”. Cutrim citou matéria publicada no Jornal Pequeno onde há o registro de que, no período de 2010 a 2013, o governo Roseana deixou de registrar 400 homicídios.

“Ainda estão escondendo, subtraindo a quantidade de mortes no estado. Saiu no Jornal Pequeno um relatório do Ministério Público mostrando que foram tirados 16%, ou seja, 400 homicídios sumiram das estatísticas oficiais. A situação é tão grave que, na semana passada, houve três assaltos a bancos em São Luís, coisa que a gente acreditava que não retornaria mais. Isso em horário de 11h30, em um fluxo muito grande. Portanto, podem colocar três, quatro, cinco mil policiais, mas a tendência é aumentar a criminalidade, porque o que se ouve através da imprensa hoje é que o secretário perdeu o controle da Polícia Militar”, frisou Cutrim.

Ele acrescentou que é muito grave o fato de o secretário de Segurança Pública ter perdido o controle da Polícia Militar. “Vivemos hoje uma situação lamentável. A gente mora aqui, vive e reside no nosso querido estado do Maranhão, mas a gente ainda sai e não sabe se retorna para casa, pois temos o desprazer de viver sob o comando do Sistema de Segurança Pública dos importados. Isso que é o mais triste do nosso estado, porque do Maranhão, do maranhense só serve o voto. Será que no Maranhão não tem ninguém para assumir não, só a Secretaria de Segurança, mas e as outras secretarias? Tem que importar de outro estado? Aqui no Maranhão, não tem ninguém que tenha condições? Importaram até mesmo um agente de Brasília para assumir o GTA”, assinalou Cutrim, ao encerrar seu pronunciamento.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário