25 fevereiro, 2014

Flávio Dino em diálogo com movimento Agrícola no Baixo Parnaíba‏


Entre as reuniões de que participou na última caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino fortaleceu os compromissos com a agricultura familiar no Maranhão. A participação de Dino no encontro regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) destacou-se durante o final de semana na região, na cidade de São Bernardo.

Reunido com trabalhadores rurais do Baixo Parnaíba durante o encontro de 18 municípios da região, Flávio Dino reafirmou seu compromisso com as lutas dos trabalhadores rurais do Maranhão e destacou que o compromisso é baseado no histórico de lutas ao lado do movimento sindical ao longo de sua trajetória profissional.

Os representantes dos trabalhadores rurais informaram as principais demandas da categoria que giram em torno da criação de uma rede de educação para o campo, de diálogo real com as secretarias estaduais relacionadas à agricultura e a solução de conflitos agrários.

Esses pontos centrais fazem parte do Programa Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário defendido pela Fetaema. Os detalhamentos foram apresentados por Jonilson Nascimento, coordenador regional da Fetaema.

Flávio Dino destacou que defende as premissas apontadas pela Fetaema como compromisso de vida desde suas primeiras atuações na vida pública (como advogado, juiz e deputado federal pelo Maranhão). “A luta da agricultura e do Baixo Parnaíba faz com que a gente se anime, que renove nosso espírito de mudança,” disse aos agricultores presentes.

A sindicalista Rosemary Aurélio destacou que o compromisso e as ações direcionadas para o fortalecimento da produção da agricultura maranhense são características necessárias para as lideranças que se preocupam realmente com a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

Visita ao Tabuleiros São Bernardo

Entre as agendas ao lado dos trabalhadores do campo, Dino fez uma ampla visita ao Tabuleiros São Bernardo – programa de irrigação no Baixo Parnaíba que, de um todo de 5 mil hectares para produção, tem apenas 178 hectares efetivamente em atividade.

Após as visitas aos maquinários e ao perímetro irrigado, Flávio Dino e lideranças regionais se reuniram com centenas de moradores dos Tabuleiros São Bernardo na cidade de Araioses.

Durante as visitas, Dino afirmou que a produção sub-aproveitada da região do Baixo Parnaíba precisa de estímulo para transformar a região em grande produtor. Este quesito incide não apenas na agricultura familiar, mas na geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região.

Segundo Dino, a cada hectare plantado, são gerados 2 empregos. Caso o projeto Tabuleiros São Bernardo funcionasse plenamente, o Baixo Parnaíba seria beneficiado com 10 mil empregos diretos 50 mil empregos indiretos.

O destaque dado à valorização da agricultura e à geração de emprego e renda significa também a diminuição do êxodo de maranhenses para outros estados em busca de oportunidade de trabalho, tema recorrente nos debates do movimento Diálogos pelo Maranhão ao longo de quase um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário