28 fevereiro, 2014

Prefeitura Municipal de Barra do Corda implanta Programa Saúde na Escola

 
A Prefeitura Municipal de Barra do Corda, através das secretarias de Saúde e Educação, implantou no município o PSE (Programa Saúde na Escola), dos Ministérios da Saúde e Educação. O município iniciou oficialmente as ações do Programa na última sexta-feira (21/02) o primeiro momento com os gestores das escolas prioritárias e os profissionais que irão atuar como parceiros na execução das atividades.

Estarão envolvidos diretamente as Equipes da Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Dentistas, Nutricionistas e Educadores Físicos, Gestores e Professores das Escolas da rede Municipal e Estadual.

2

O encontro realizado na Academia Barra-cordense de Letras contou com a participação do Prefeito Eric Costa, Presidente da Câmara Ver. Gil Lopes, Vereadores Wilson Silva e Raimundo da Rodoviária, Secretários de Educação e Saúde como também a equipe responsável pelo programa no Departamento de Programas e Projetos Especiais da SEMED.“Formando essa parceria só quem tem a ganhar são os alunos de Barra do Corda”, disse o Secretário de Saúde Alexandre Miranda.

O Saúde na Escola visa inserir os alunos das escolas municipais em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar. Nessa primeira etapa 24 escolas, algumas localizadas na sede e outras na zona rural serão atendidas pelo programa contemplando dessa forma 5.000 alunos.

“Essa é uma parceria que com certeza irá repercutir na qualidade de vida dos alunos e, conseqüentemente, na produtividade durante os trabalhos escolares”, disse o Secretário de Educação, Professor Valtermar Pinto Ribeiro.

3

Entre as ações que serão desenvolvidas estão: Saúde Bucal, Avaliação Física, Saúde Escolar, Preventiva, Vacinal e Auditiva; Palestras na área de Segurança Alimentar, Saúde, Alimentação Saudável, entre outras.

Como Gestor Municipal, Eric Costa não tem medido esforços para levar a população ações eficazes especialmente nas áreas de saúde e educação, “Nós estaremos com os profissionais de saúde dentro das escolas fazendo o acompanhamento, a consulta e por fim o tratamento adequado para cada tipo de problema detectado. Esse é um programa que irá contemplar todos os 22 mil alunos de Barra do Corda”, garantiu Eric Costa.

As primeiras Unidades de ensino que receberão as ações do Saúde na Escola serão Embala Bebê na quinta-feira 27 e Creche A Sementinha sexta-feira dia 28.

ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário