04 fevereiro, 2014

Falando de saúde: Parasitoses Intestinais

Por: Dra. Débora Rocha

Parasitoses Intestinais


É um grave problema de saúde pública, tendo como grande influência fatores comportamentais, geográficos, socioeconômico, culturais e imunológicos.

No Brasil, a prevalência é elevada e “bem” representada pelo ascaris lumbricoides, em algumas regiões é encontrado em mais de 70% da população.

Entre os protozoários destaca-se a amebíase e a giardíase.

Exemplos de parasitoses

Helmintos:

-Ascaris  ou lombriga como é conhecida popularmente, tem como habitat o intestino, passando pela corrente sanguínea e pulmão antes, por isso nos casos mais graves ocorre saída de verme pela boca ou pelo nariz, além de obstrução intestinal, sendo muitas vezes necessário intervenção cirúrgica.

-Ancilostomíase ou amarelão, o ancylostoma se localizam preferencialmente no duodeno.

Penetram no organismo através da pele, passando pelo pulmão, causando lesões respiratórias, tendem  morder a mucosa e sugar o sangue do hospedeiro, ocasionando anemia e diarréia.


-Oxiuríase, o enterobius ou oxyurus vermicularis, quando a fêmea é fecundada e estando ela repleta de ovos, desce até o canal anal, e por meio dos seus lábios tendem prender-se à mucosa, causando intenso prurido anal.Nas meninas também causam corrimento vaginal.

-Teníase-tênia, conhecida como solitária.

É o maior parasita do homem podendo chegar à 12 metros.A forma de se contaminar é ingerindo carne de boi ou porco crua ou mal cozida.Uma complicação importante é a neurocisticercose, que é quando o cisto da tênia vai até o cérebro da pessoa, podendo causar convulsões-epilépsia ou hipertensão endocraniana.

-Estrongiloidíase, em infecções graves o verme pode ser encontrado do estômago ao reto, causando manifestações digestivas e lesões cutâneas, em pessoas com baixa imunidade, apresentam quadro de lesões pulmonares, hepáticas, alterações no sistema nervoso central levando até mesmo ao óbito.

Protozooses

-Amebíase. Entamoeba histolytica, protozoário que habita no intestino grosso do homem, podendo ganhar a corrente sanguinea e chegar ao fígado,pulmões e cérebro, ocasionando lesões extra-intestinais graves.

-Giardíase, giárdia lamblia.

Habita no intestino delgado do homem, quando em grande quantidade unem-se e cobrem toda a parede do intestino impedindo absorção de alimentos, causando diarréia, e como conseqüência disso teremos anemia e perda de peso.    


Transmissão:

Se dar pela ingesta de água e alimentos contaminados.

Contato direto dos pés com o chão contaminado.


Diagnóstico, como saber se tem verme?

Exame de fezes, sendo que para alguns parasitas o exame tem que ser diferenciado.


Tratamento

Medidas profiláticas:

Educação sanitária-saneamento básico

-Lavar e cozinhar bem os alimentos

-Ferver e filtrar a água que bebemos

-Higiene pessoal

-Andar calçado

Medicamentoso:

Antiparasitários polivalentes

Em caso de dúvidas procure seu médico.

Um abraço Dra Debora

e-mail:costarochadebora@gmail.com

Dra. Débora Rocha CRM 4161 é Especialista em Doenças  do  
Aparelho Digestivo e Endoscopia Digestiva Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário