
Nesta segunda-feira (04), a Justiça do Maranhão acolheu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual e tornou réus o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, e outras 13 pessoas investigadas por envolvimento em um esquema de corrupção que teria causado um rombo de mais de R$ 55 milhões aos cofres públicos. A ação penal é resultado das investigações da Operação Tríade, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
De acordo com o MP, os crimes investigados incluem fraudes em processos licitatórios, peculato, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Felipe dos Pneus, que chegou a ser afastado temporariamente do cargo em 2023 por decisão judicial, atualmente reassumiu o posto de prefeito e segue no exercício do mandato mesmo diante da gravidade das acusações.
A denúncia do Gaeco, protocolada em janeiro deste ano, detalha uma complexa rede de corrupção que atuava por meio de contratos superfaturados, empresas de fachada e movimentações financeiras suspeitas, com o envolvimento direto de agentes públicos e empresários locais.
Além do prefeito, foram denunciados e agora também são réus na ação penal:
Welker Carlos Rolim
Antônio Francisco Rocha de Abreu
Janete de Macedo Moreira
Talita Abreu de Almeida
Renato Serra Trinta Abreu
João Gilberto do Carmo Dias Filho
Liliane Gatinho Viana
Thais Abreu Melo Martins Costa
Lya Fernanda Costa Alves
Thalihina Rodrigues de Carvalho (irmã do prefeito)
Antônio Barbosa de Carvalho (pai do prefeito)
Antônio José de Magalhães Neto
Samuel Martins Costa Filho
Todos passam agora à condição de réus e poderão ser condenados a penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de prisão, conforme a gravidade e o número de crimes imputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário