07 outubro, 2012

Mais de 4,5 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Neste domingo (7), das 7h às 17h, 4.558.855 eleitores vão votar em mais de cinco mil locais de votação no Maranhão para escolher os prefeitos e vereadores dos 217 municípios maranhenses. Somente na capital, São Luís, são 678.070 eleitores aptos a votar. Em todo o Estado, são 671 candidatos a prefeito e 17.215 candidatos a vereador – veja a lista completa de candidatos por cidade.

Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Maranhão, 3.650 policiais militares, 372 policiais civis e 374 bombeiros trabalharão distribuídos por todo o Estado nas eleições municipais. Órgãos de segurança pública do Maranhão já contam com 200 novos carros de polícia e 150 motos, entregues na terça-feira (2), em solenidade realizada no Comando Geral da Policia Militar, em São Luís.

Tropas federais

Tropas federais, que reforçam o trabalho, começaram a se deslocar no Maranhão desde quarta-feira (3). Com 32 municípios, o Estado é um dos com o maior número de cidades atendidas com a presença das forças federais.

Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, São Mateus, Paço do Lumiar, Lagoa da Pedra, Penalva, Serrano do Maranhão e Colinas.

 
Pelo menos 500 homens do 24º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro serão transferidos. Tropas do Ceará, Piauí e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) de Imperatriz se somarão à tropa enviada da capital. Mais de 80 carros e helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, também, serão empregados nos trabalhos.

Até dois dias após o pleito, os homens do Exército permanecerão nos municípios para agir caso seja necessário. Cada município contará, ainda, com um efetivo militar reserva.

Energia elétrica

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) elaborou um plano operacional especial para as eleições que será colocado em prática no domingo. Em todo Estado, serão 253 equipes e mais de 500 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. Na Ilha de São Luís, serão 153 profissionais e 60 equipes; a regional Sul contará com 132 profissionais e 55 equipes; na regional Leste serão 107 profissionais e 42 equipes; a regional Centro contará com 143 profissionais e 60 equipes e na região da Baixada Maranhense serão 90 profissionais e 36 equipes. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente ocorre grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano. A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.
 
Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário