15 outubro, 2012

Felicitação aos Professores‏

 Por: Rozélia Parrião

Já fomos chamdos de Mestres, Professores, Orientadores, Facilitadores, Mediadores e etc... Mas seja qual for o nome dado a nós Educadores, estamos cada vez mais preocupados com o direcionamento que a educação e principalmente os educandos estão tomando.
Sociedade civil e organizada precisa encontrar urgentimente mecanismos de reestruturação do indivíduo, pois os valores estão totalmente invertidos.
Querendo ou não todos nós somos responsáveis por esse processo de reestruturação, uma vez que Governos têm que dar suporte às famílias, as famílias entenderem de uma vez por todas que a base da criança é construída na própria família e que nós educadores e escolas somos apenas instrumentos na construção do novo indivíduo.
Fala-se muito nas questões ambientais e o foco é garantir o futuro das espécies, mas a espécie human precisa ser reconstruída emocional e afetivamente para poder continuar convivendo pacificamente com a sua própria espécie e as demais no contexto ambiental. E é por isso que precisamos que um número bem maior de envolvidos no processo, encare de fato e de direito que quanto mais próximo do processo educacional a família, a criança e o jovem estivem, mais distantes estarão de todas as formas de exclusões.
Nós fomos, somos e seremos sempre muito importantes nesse processo, mas sozinhos e desvalorizados não vamos conseguir sucesso e já somos responsabilizados e maus pagos pelo insucesso. Precisamos sim, reunir forças, idéias e projetos reais para revertermos esse quadro.
A nossa pretensão é formar caráter, opnião, cidadãos críticos, conscientes e com conhecimentos para a vida toda, mas precisamos da participação de muitos e principalmente da família, para que possamos fazer dos vossos filhos "Águias" e não pessoas alienadas. Ajudem-nos nessa missão que fica cada vez mais difícil por vocês estarem cada vez mais distantes deles
e de nós. Se a criança já tem uma base sólida extraída da família, a escola e os professores serão apenas mediadores na sequência da sua formação.

Acreditarei sempre que a educação tem o poder de transformar o indivíduo, bem como a falta da mesma, também o trnsformará. Não posso crer que os meus sonhos com relção à educação sejam utopia.
Não podemos mudar a educação sozinhos, mas também não podemos pagar sozinhos a alta conta pelo fracasso coletivo, nem tão pouco continuar responsabilizando o Sr. SISTEMA.
Parabns a todos os Professores, Principalmente àqueles que como eu acreditam em dias melhores para a Educação e aos Professores.
15 de outubro. Dia dos que amam e fazem Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário