18 outubro, 2012

Conselho Municipal de Saúde de Itaipava do Grajaú denuncia descaso no município ao Ministério Público


Cansado com o descontrole na Secretaria de Saúde da cidade de Itaipava do Grajaú, o conselho de saúde do município, através do presidente Bruno Moreira Lima, denunciou o setor administrativo da secretaria ao MP de Grajaú.
Segundo o presidente a cidade esta abandonada no setor da saúde, o que reflete na falta de atendimento médico nos procedimentos, que não estão sendo realizados no Hospital, como; Raio X, ultrassonografia, odontologia que não vem sendo feito todos os dias, o laboratório nas últimas semanas não esta funcionando e, está ocorrendo constantes atrasos no salário de funcionários,disse o presidente do conselho de saúde. Segundo ele ainda existem os agentes epidemiológicos, agentes de endemias e os agentes da vigilância sanitária, que estão sem receber salários.
Os enfermeiros que trabalham no PSF (Programa de Saúde da Família), também estão sem seus valores, todos esses atrasos se dá porque o município não fez o repasse, afirmou o presidente do conselho, ele disse que depois que perdeu a eleição, o administrador deixou a cidade a mercê da própria sorte.
Ele denunciou ainda que houve demissão verbalmente de funcionários contratados, de acordo com Bruno esses demitidos não tiveram seus direitos trabalhistas respeitados que, até mulheres grávidas foram demitidas por impulsos. Ele acredita que depois da denuncia lavrada em ata e apresentada ao MP, a justiça, possa fazer algo pela população, já que o presidente do conselho representa a voz do povo da cidade. Veja fotos da ata.
Nas fotos apresentadas ao MP, foi registrado o descaso do governo com a saúde pública da cidade, fotos mostram ambulâncias danificadas sem condições higiênicas, lixo espalhado por todas as ruas da cidade, lençol do Hospital jogados no meio do tempo e até lixos hospitalar acumulados nos depósitos do pátio do Hospital.
No dia 29 de Setembro de 2012 o blog fez essa denuncia contra o desmando na saúde do local, veja matéria abaixo.



REPORTAGEM DO DIA 29 DE SETEMBRO

O prefeito de Itaipava do Grajaú, José Maria da Rocha Torres terá que se explicar mais uma vez tanto pra população do município quanto para Policia Federal em relação aos funcionários fantasma que constam no Cnes (Cadastramento Nacional de Estabelecimento de Saúde) órgão ligado ao  Governo Federal que geram recursos Federais.

O mesmo tem como funcionários fantasmas, Andre Luis Ramos ( Médico UBS de Calumbi) Lilian Morais de Oliveira (veterinária lotada na secretaria de Saúde ),  Max Neto ( Dentista da UBS de Criolizão ) Lidiane Morais  de Oliveira  lotada no (Hospital Cristo Rei ), ambos não sabe nem onde fica a cidade de Itaipava do Grajaú mais para o Governo Federal todos os meses são enviadas as produções realizadas pelos respectivos profissionais diz a denuncia.



Produções essas que são geradas de formas fictícias gerando assim recursos para o irmão do prefeito Eduardo (Eduardinho), que manda na cidade e uma porcentagem para secretaria de Saúde do Município Fabiana e Diego Torres que andam rindo, a denuncia manda visitar a página do linque para mais detalhes.



Visite a pagina do linque, http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Profissional.asp?VCo_Unidade=2105356472524, pois vocês verão que nesta pagina tem ate Psicólogo e Nutricionista, profissionais estes que nunca tiveram no Município.
Segundo informações a Secretaria de Saúde do Município Fabiana comprou um terreno em Grajaú no valor de R$ 40.00 (quarenta mil reais) com apenas 09 meses de trabalho e realiza diversas viagens para São Paulo, disse a denuncia, para as provas, o denunciante que também já fez parte do esquema e disse que agora saiu, enviou uma foto da secretaria nos momentos de lazer nas viagens.



 Diego Torres que e sobrinho e Secretario de Educação do Município este, esta na boa, anda de carrão uma S-10 zero, tem mais nesta secretaria, não é diferente, cadastrou diversos profissionais no programa saúde na escola (PSE ), pois ambos recebem suas porcentagens para ter seus nomes cadastrados, alguns nutricionistas que jamais pisaram o pé no Município.
E mais o irmão do prefeito Eduardo conhecido como (Eduardinho), manda mais que o prefeito este sim esta bem de carrão zero fazendas aprendeu rápido a fazer negócios inclusive fraudar licitações junto com Reinaldo preso na Operação Araponga da Policia Federal que mora na cidade de Imperatriz estes e o rei das notas frias e empresas fantasma, Informou o denunciante.



 Lembrando que na secretaria de Saúde do município já passaram diversos Secretários, Walter, Suelma Rocha que é tia do prefeito a denuncia diz que a mesma não concordou com o esquema e pediu demissão e por último Bruno Lima que entregou o cargo com medo da confusão futura que pode vim todos estes saíram do jeito que entraram, sem nada e lembrando que todos estes jamais receberam suas diárias de viagens que esta já estava incluída pra enfim ser feito o respectivo pagamento.

FIM

Nessa reportagem, veja que o nome do presidente do conselho de saúde, aparece como Bruno Lima, que supostamente teria entregado o cargo no setor do município, por medo de confusões.

O promotor de Justiça Carlos Róstão, disse em entrevistas, que o que foi informado na denuncia é algo que vai além da questão da saúde. Disse ter noticias, de que vários salários de categorias estão atrasados e têm conhecimentos da situação de abandono, o mesmo informou que entrou em contato por telefone com a Secretária de Saúde Fabiana de Sousa Costa e que a mesma estará no Ministério Público apartir desta sexta-feira (19), para dar esclarecimentos.



O promotor informou que esta conversa com a Secretária, será para rever a veracidade dos fatos, para que depois possa saber que medida irá ser tomada. Na manhã deste dia (18) membros da cidade, que vieram até o MP, prestaram depoimentos ao promotor Carlos Róstão, para que se inicie um processo de investigação nas denuncias.

Djacy Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário