25 outubro, 2011

Barra do Corda sediará Encontro Indígena em novembro

A Secretaria de Igualdade Racial (Seir) e comunidades da etnia Guajajara vão realizar, de 26 a 28 de novembro, em Barra do Corda, o I Encontro Indígena da Aldeia Mainumy. A ação conjunta foi definida em reunião coordenada pela secretária Claudett Ribeiro e com a presença da Cacique Libiana Pompeu.

Nos três dias de Encontro serão debatidas as questões relacionadas à saúde, educação, assistência e cultura indígena. O evento quer sensibilizar homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças da aldeia para a importância da organização comunitária, condição principal para a conquista de melhorias na vida dos índios Mainumy.

Atualmente, a Aldeia tem auxiliado as famílias do território por meio da Associação Casa de Apoio Comunitário Índia Mainumy (Ascima), sediada em Barra do Corda. A Ascima funciona há dois anos e cinco meses e já possui 526 associados. Diariamente, acolhe de 10 a 15 indígenas que precisam ir à cidade para tratamento médico ou para acessar outros serviços públicos.

Segundo a Cacique Libiana Pompeu, que também é presidente da Ascima, as lideranças indígenas da região precisam do apoio do poder público também na prevenção de alguns problemas sociais que se espalharam nas comunidades. “Hoje é alto o índice de alcoolismo e até o de prostituição infanto-juvenil nas aldeias Guajajara, por isso a importância das parcerias com o Governo do Estado na solução destes problemas”, revelou Libiana.

Além do diálogo com a Secretaria Igualdade Racial, a Aldeia Mainumy e outras comunidades da etnia Guajajara estão sendo alcançadas pelo Governo do Estado, por intermédio das ações da Secretaria de Educação (Seduc). No mês de setembro, 25 lideranças agradeceram pelas melhorias realizadas no setor da educação indígena do Maranhão, a exemplo da entrega da merenda escolar de qualidade e o convênio firmado entre a Seduc e associações indígenas para a oferta do transporte escolar.

JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário