domingo, 21 de junho de 2020

Academias previstas para abrir a partir desta segunda-feira (22); bares e restaurantes dia 29 no MA


Em coletiva virtual,  o governador Flávio Dino anunciou a previsão de abertura gradual das academias, nesta segunda-feira (22) e dos bares e restaurantes a partir da próxima segunda-feira (29). 

“É importante manter a  vigilância. Temos que trilhar o caminho do bom senso. Nem aderir a visões catastróficas,  nem considerar que o perigo já passou. A linha do Governo do Maranhão é da ponderação, do equilíbrio. Mantemos uma atitude cautelosa, viabilizando a retomada gradativa das atividades públicas e privadas porque essa é uma necessidade objetiva, observando sempre os parâmetros sanitários”, disse o governador Flávio Dino. 

Aulas presenciais

Na coletiva, o governador anunciou a previsão de retomada das aulas presenciais para o dia 1º de agosto. “Essa data pode ser modificada, mas se mantida  a situação atual – de estabilidade, com tendência a melhorar – as aulas retomam no começo de agosto com protocolos sanitários e pedagógicos que serão editados pela Secretaria de Educação, para os alunos da rede estadual”, disse o governador. Os protocolos pedagógicos das escolas municipais serão definidos pelas prefeituras, enquanto nas universidades e faculdades privadas os protocolos pedagógicos serão definidos pelos colegiados superiores. 

Foi anunciado ainda que o Maranhão é o estado pioneiro no Brasil em ofertar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual uma espécie de 4º ano do Ensino Médio, facultativo, com o objetivo de reforçar os conteúdos ministrados para preparação dos estudantes ao Enem. 

Combate ao coronavírus

Pela primeira vez o Maranhão possui o dobro de pessoas curadas em relação aos casos ativos. O cenário inédito foi anunciado pelo governador Flávio Dino que mencionou ser essa, a primeira vez, que o estado possui número de pessoas curadas maior do que o de novas pessoas contaminadas. 

O Maranhão é um dos estados brasileiros que apresenta a menor taxa de contágio. O governador anunciou nesta sexta-feira (19) que a Secretaria de Saúde em parceria com pesquisadores universitários coordena o inquérito sorológico, que tem como objetivo aferir novos indicadores decisivos para a adoção de medidas adequadas para manter baixa  a taxa de contágio do coronavírus no estado. 

Leitos 

Com a redução da taxa de contágio, começou, em São Luís, o planejamento para a devolução dos prédios privados. “Gradativamente estamos devolvendo os prédios privados pois há custo do dinheiro público. Estamos retomando gradativamente os serviços estaduais de cirurgias e ambulatórios. 

Os leitos não irão fechar. Eles estão sendo destinados a outras especialidades e aos municípios que, neste momento, sofrem com maior incidência do coronavírus”, finalizou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário