31 janeiro, 2020

Governo e Prefeitura de Açailândia viabilizam primeiro distrito industrial privado do MA

Por meio de uma parceria, cujo objetivo principal é dar continuidade aos trabalhos de adensamento no polo produtivo de ferro-gusa e aço, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comercio e Energia (Seinc), a prefeitura do município de Acailandia e a empresa Aço Verde do Brasil (AVB), viabilizam o lançamento, nos próximos dias, do primeiro distrito industrial privado do Maranhão.

O projeto do condomínio empresarial, que teve apoio da Seinc e está sob administração da empresa, abrigará os negócios que demandam aço – matéria prima da AVB. O aço produzido também será a fonte de matéria prima para as novas empresas do segmento da metalurgia que já se instalaram e podem, futuramente, se instalar em Acailandia, no novo polo metalomecânico que o Maranhão vai receber. 

“Desde os últimos dois anos, a Seinc e a prefeitura de Açailândia dialogam com a Aço Verde do Brasil. Com a chegada do prefeito Aluísio Sousa, as negociações avançaram rapidamente e vamos anunciar, dentro de alguns dias, as indústrias que deverão se instalar no parque, que vão auxiliar na atração de outras tantas pequenas, médias e grandes empresas para a cidade e região “, ressalta o secretário de Estado e Indústria, Comércio e Energia,Simplicio Araujo. 

O empreendimento vai reforçar as potencialidades de Acailandia como o polo produtor de aço e, com o condomínio empresarial, o adensamento da cadeia produtiva e o ciclo de fomento ao desenvolvimento empresarial será favorecido pela logística do Estado, formado por matéria prima, ferrovias, rodovias, portos e eletricidade, o que vai reduzir custos dos empresários. 

“Esse lançamento representa o efetivo resultado das tratativas entre o Governo e os empresários, principalmente com a geração de emprego local com tantas empresas que serão prospectadas através desse polo, que é um verdadeiro dispositivo de incentivo ao desenvolvimento”, acrescenta Simplicio. 

O proprietário da AVB, Ricardo Carvalho, afirmou que a atenção do Governo do Estado é ajudar a desenvolver um plano de negócios para fomentar os investimentos dentro desse polo. “Ficamos muito felizes e esperançosos com esses incentivos. Tivemos total apoio e receptividade da Seinc”, frisou. 

Além de todos os empreendimentos que utilizam aço, sobretudo, a construção civil, a ação vai movimentar o polo de ferro gusa, que vai conseguir se beneficiar de grande parte do aço que será fabricado na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário