08 janeiro, 2020

Avião ucraniano cai no Irã com 176 pessoas a bordo

Crescente Vermelho acredita que não há chance de encontrar sobreviventes
© AFP Crescente Vermelho acredita que não há chance de encontrar sob

BBC NEWS - Um avião ucraniano com mais de 170 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira no Irã.

A queda do Boeing-737 teria ocorrido logo após a decolagem, às 6h12 (horário local), do aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã, conforme informou a Fars, agência estatal de notícias.

O voo PS752 da companhia Ukraine International Airlines seguia da capital iraniana com destino a Kiev, na Ucrânia.

E, de acordo com a agência humanitária Crescente Vermelho, não há chance de encontrar sobreviventes.

A embaixada da Ucrânia em Teerã informou que o acidente foi causado por uma falha no motor da aeronave, e que não há relação com terrorismo.

"De acordo com as informações preliminares, o avião caiu como resultado de uma falha no motor por razões técnicas. Neste momento, a versão de um ataque terrorista está descartada", diz o texto publicado no site do Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que estava em viagem a Omã, anunciou que estava voltando para Kiev. E alertou contra "especulações ou teorias sobre a tragédia" até que os relatórios oficiais estivessem prontos.

"Minhas sinceras condolências aos parentes e amigos de todos os passageiros e tripulantes", acrescentou em comunicado.

Continue lendo...

De acordo com o primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, havia 168 passageiros e nove tripulantes a bordo do voo.

Entre as vítimas, estão 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, incluindo toda a tripulação, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães, disse o ministro das Relações Exteriores, Vadym Prystaiko.

Equipes de resgate foram enviadas para o local do acidente, mas o chefe do Crescente Vermelho no Irã afirmou à imprensa estatal que era "impossível" alguém ter sobrevivido.

A caixa preta do avião já teria sido encontrada, segundo informou a emissora estatal iraniana IRIB.

De acordo com Zelensky, a Ucrânia organizou aviões especiais para voar até o Irã e repatriar os corpos das vítimas, o que estava pendente apenas da aprovação do governo iraniano.

Mais cedo, havia especulações de que o incidente poderia estar relacionado ao conflito entre o Irã e os EUA.

A tensão entre os dois países escalou drasticamente na última sexta-feira, após a morte do general iraniano Qasem Soleimani, em um ataque aéreo ordenado pelo presidente americano, Donald Trump, em Bagdá.

E levantou temores de um conflito direto entre as duas potências.

Em retaliação à morte do general, considerado um herói nacional no país persa, o Irã disparou mísseis na noite de terça-feira contra duas bases aéreas que abrigam tropas americanas no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário