04 julho, 2018

Detran-MA emite CNH Digital seis meses antes da obrigatoriedade

CNH Digital
Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), desde a segunda-feira (2), todos os Departamentos de Trânsitos do País estão obrigados a disponibilizar a emissão da versão Digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) foi um dos primeiros a oferecer este serviço, e já disponibiliza esta comodidade para os condutores maranhenses desde janeiro deste ano.

A CNH Digital foi aprovada pelo CONTRAN em julho de 2017. Desde então, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito tiveram prazo para se adaptar e possibilitar a emissão do documento. O primeiro prazo venceu em 1º de fevereiro de 2018, e foi prorrogado para 1º de julho. Porém, o Detran-MA conseguiu implantar a emissão da CNH Digital ainda em janeiro, portanto, antes do encerramento do primeiro prazo dado pelo CONTRAN.

De acordo com o relatório mais recente do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), publicado em 26 de junho, 4.229 condutores maranhenses já estão utilizando em seus celulares ou tablets a tecnologia da CNH Digital desenvolvida pelo Serpro, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

A Carteira Nacional de Habilitação Digital é o primeiro documento eletrônico de identificação do Brasil, e utiliza um sistema criptografado que assegura a validade do documento. Os condutores podem apresentar a carteira digital, pois o aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui vários itens de segurança, como QR CODE e exigência de senha de acesso, garantindo a autenticidade ao documento e diminuindo os riscos de ocorrência de fraudes.

Para a coordenadora de Habilitação do Detan-MA, Nazaré Nunes, a carteira digital é uma evolução para a qualidade dos serviços oferecidos aos condutores. “A CNH Digital facilita o dia a dia do condutor pois substitui a carteira impressa. Por exemplo, se ele perder ou esquecer a carteira impressa em casa, basta que o condutor tenha um celular a mão ”, explicou.

O Detran-MA não cobra nenhuma taxa a mais para emitir a CNH Digital, mas é necessário que o condutor tenha o modelo atual da carteira de motorista com o QR CODE. Caso contrário, deverá solicitar ao Detran-MA a última versão da CNH e atualizar o número do celular e e-mail no sistema do Departamento.

Como obter a e-CNH

É necessário fazer um cadastro no Portal de Serviço do Denatran e ir ao Detran onde a CNH impressa foi emitida, para confirmar dados pessoais. O download do aplicativo CNH Digital é gratuito.

Após isso, o motorista informa um e-mail em que receberá um link para confirmação. O login deve ser realizado no aparelho em que se deseja ter o documento digital. No primeiro acesso, deve-se criar uma senha com quatro dígitos para que o documento seja armazenado com segurança.

Se o condutor perder ou tiver o aparelho de celular furtado, basta realizar o bloqueio da e-CNH no Portal de Serviços do DENATRAN, onde também é possível habilitar um novo aparelho para transferir o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário