02 julho, 2018

Flávio Dino inaugura Escolas, hospital e outras obras em municípios da Baixada Maranhense

Governador inaugurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Presidente Sarney
O final de semana foi de alegria na região da Baixada Maranhense. Neste sábado (30), os moradores dos municípios de Serrano do Maranhão, Cajari e Presidente Sarney receberam em festa as inaugurações de escolas, hospital, e outras obras realizadas pelo Governo do Maranhão nos municípios.

O governador Flávio Dino esteve nas localidades e destacou o empenho do executivo estadual para melhoria da qualidade de vida dos maranhenses, especialmente através da educação. “Isso representa o combate às desigualdades sociais. O nosso país é muito injusto e por isso nós precisamos todos os dias lembrar da necessidade de os direitos chegarem nas casas de todos”, declarou.
Mais de mil fardamentos para alunos da rede pública estadual
Nos municípios, quatro Escolas Dignas foram entregues, três delas em Serrano do Maranhão e uma em Presidente Sarney, onde foi inaugurado o Centro de Ensino Dr. Jackson Lago, a primeira escola de Ensino Médio do lugar. Com as entregas, o Governo do Maranhão atingiu o recorde nacional de uma escola entregue por dia.

“O programa Escola Digna vai às comunidades rurais, quilombos, aldeias indígenas e promove a melhoria do ensino com o estímulo a professores, alunos”, disse o governador.

“Chegamos a um recorde mostrando que ele [o Escola Digna] está forte e que vai se fortalecer ainda mais como as ações de apoio aos estudantes, à formação dos professores, as bolsas de estudo, aos intercâmbios para estudar no exterior, tudo isso integra esse esforço gigantesco para uma educação à altura do que o povo do Maranhão merece”, completou Flávio Dino.

Serrano
Escola Municipal Ludgera Pires dos Santos
Primeira parada na agenda do sábado (30), em Serrano do Maranhão o governador Flávio Dino esteve no povoado Olho d’Água, a oito quilômetros da sede do município. No local, ele entregou a Escola Municipal Ludgera Pires dos Santos e também fez a inauguração simbólica de outras duas unidades de ensino: a Escola Municipal Tiradentes, no Povoado Boa Vista, a 38 km da sede; e, da Escola Municipal Deodoro da Fonseca, no povoado Boa Esperança, a 50 quilômetros da cidade.

Foram mais de 350 alunos diretamente beneficiados com os três prédios construídos e mobiliados para atender aos estudantes de ensino fundamental. A professora Cassia Santos contou que, agora, os animais que pastam pela comunidade não mais atrapalharão as aulas. “Eu trabalhei em uma escola que o burro vinha e comia os cartazes que a gente colocava na parede porque era tudo aberto, e hoje a Escola Digna não é mais um sonho, é uma realidade”, contou.

Também no município foram entregues 1.038 fardamentos para alunos da rede pública estadual e houve a inauguração da rede que vai oferecer internet gratuita para os moradores, o Maranet.

Cajari
Em Cajari novo hospital foi entregue neste sábado
No vizinho Cajari, o governador reinaugurou o Hospital Municipal, que foi construído e equipado pelo Governo do Estado, empreitada que recebeu investimentos de R$ 6 milhões e que terá o apoio mensal do executivo estadual para manutenção, por meio de convênio com a
Prefeitura.

A estrutura inclui 20 leitos de internação; Centro Cirúrgico; sala de parto, observação; laboratório e raio-x. Serão atendidas as especialidades clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia.

“Com o hospital aqui melhora muito para todos nós, a gente não vai precisar se deslocar para São Luís, Monção é muito bom”, comentou a pescadora Hélia Marques.

O município é um dos integrantes do Plano Mais IDH e constantemente recebe as ações para melhoria do índice de Desenvolvimento Humano da população local. Uma dessas ações foi o Mai Asfalto, que na primeira etapa teve investimentos de R$ 1 milhão e que recebera ampliação anunciada na ocasião da visita do governador.

Presidente Sarney
Nova escola Centro de Ensino Dr. Jackson Lago em Presidente Sarney
No município de Presidente Sarney, a inauguração histórica do Centro de Ensino Dr. Jackson Lago vai oferecer a cerca de 750 estudantes a oportunidade de estudar em um prédio próprio. Antes eles precisavam se abrigar em prédios cedidos no município.

Além disso, o governador inaugurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entregou 1.820 fardamentos para alunos da rede pública estadual e participou da inauguração da Escola de Música do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário