23 março, 2013

Prefeito Eric Costa esclarece situação salarial de professores

Para esclarecimento de todos, a nossa intenção é pagar o salário relativo ao mês de Dezembro, mesmo não sendo de competência da atual gestão“, disse o Prefeito.

Prefeito Eric Costa/ Foto: Ivan Silva
O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa compareceu na Sessão desta quinta-feira (21)  para prestar esclarecimentos sobre questões envolvendo o salário dos professores da rede municipal de ensino relativo a dezembro de 2012.
Eric relatou que dos valores referentes aos salários atrasados dos meses de novembro e dezembro de 2012, uma quantia bloqueada pela Justiça do Trabalho foi liberada a partir do mês de janeiro de 2013 e utilizada para pagamento do mês de novembro. Em janeiro os salários então foram pagos regularmente e, dos valores excedentes, pagou-se um mês de férias relativas ao ano de 2012, um dos débitos deixados pela gestão anterior.
Em fevereiro, foi encaminhado à Justiça um ofício informando que a prefeitura já disponibilizava de R$ 800 mil reais na conta do município em nome do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para pagamento dos professores relativo ao mês de dezembro de 2012. Em audiência com a Justiça, foi até cogitado a possibilidade de rateio desta quantia entre os servidores ou o pagamento deste valor aos que entraram com ação contra o município, mas estas e outras possibilidades foram descartadas.
Segundo o Prefeito, até o dia 7 de março de 2013 já foram pagos mais de R$ 7 milhões de reais apenas com salários. Ele anunciou também que, através de recursos do FUNDEB (40%) serão adquiridas 5 mil novas carteiras para alunos do município e 50 escolas passarão por reforma urgente. O prefeito lamentou também as insinuações a respeito da destinação dos recursos. “Quem tem um pouco de noção sabe que os recursos da educação são utilizados em educação, e assim acontece com todos esses recursos que estão sendo aplicados em nosa cidade da forma mais responsável possível”, disse o Prefeito.
Eric Costa afirmou que o município de Barra do Corda poderia já apresentar avanços mais significativos e que nos próximos dias dará uma entrevista coletiva fazendo um balanço de sua gestão nos cem primeiros dias. O prefeito ressaltou que os avanços não foram maiores em função de a cidade estar impedida, por conta de ações judiciais contra a gestão anterior de firmar novos convênios com os governos estadual e federal por conta de recursos destinados ao município na gestão anterior sem nenhum tipo de prestação de contas à fonte.
Por: Dalton Carmélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário