08 março, 2013

Valéria quer apoio do governo para instalar unidade da Ceasa em Imperatriz

Na sessão desta quinta-feira (7), a deputada Valéria Macedo (PDT) reforçou, da tribuna, a indicação na qual solicita do governo do Estado apoio à instalação imediata de uma unidade da Ceasa em Imperatriz. O pedido foi feito à governadora Roseana Sarney (PMDB) e ao secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo.
No documento, a parlamentar pede que o governo do Estado disponibilize recursos orçamentários e financeiros, além do suporte administrativo à proposta de criação de uma empresa de sociedade anônima ou outra entidade legal ligada diretamente à administração estadual para a construção e imediata instalação da Ceasa de Imperatriz. Valéria Macedo afirmou que essa é uma das solicitações mais importantes que já fez ao governo, apresentada no começo da semana e lida em plenário, nesta quinta.
“A construção de uma Ceasa em Imperatriz, por a cidade ser uma grande metrópole, é uma necessidade inadiável, mesmo com a reforma realizada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, no Mercadinho VicenteFritz. Imperatriz e região não dispõem de um espaço público adequado para a comercialização, distribuição e abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, dentre outros”, explicou.
A deputada contou que o Mercado Vicente Fritz, ou Mercadinho, como é mais conhecido, dá nome ao bairro onde está localizado atualmente, e é uma das maiores feiras da região Tocantina, mas não consegue atender adequadamente e com condições sanitárias o município e toda a região. “Quando tivermos em Imperatriz, além do Mercadinho e mais uma Ceasa, as condições de abastecimento, distribuição de produtos agropecuários, hortifrutigranjeiros e secos e molhados, pode-se dizer que o povo de Imperatriz e região terão condições dignas para comprar e comercializar o pão de cada dia”, garantiu.
Valéria Macedo informou que o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, José Fernandes Dantas, lhe apresentou o expediente no qual pede o apoio político para instalação da Ceasa de Imperatriz. O documento diz que a Valec pode doar parte da área para construção da unidade de abastecimento no município. O local destinado é parte da área ocupada por horto florestal Arara Azul, de 50 hectares, compatível para o empreendimento e localizada às margens da BR-010.
De acordo a pedetista, assim o projeto é viável e “falta apenas a intervenção da governadora Roseana Sarney e do secretário Cláudio Azevedo para tornar esse sonho da Ceasa de Imperatriz uma realidade regional”; e conta também com o apoio da Casa, em especial da bancada Tocantina. “Com a sensibilidade do governo e também com os recursos que estão chegando ao Estado, tenho certeza de que esse projeto é viável e pode ser facilmente concretizado”.
 
Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário