
Valéria estava acompanhada do presidente da Câmara Municipal de Ribamar Fiquene, Júlio César e do secretário de Infraestrutura de Campestre, José de Morais, que representava o prefeito Valmir (PT).
A parlamentar pediu ao secretário que aumente o efetivo do policiamento militar nos municípios de Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Montes altos, Sítio Novo, Lajeado Novo e São João do Paraíso; solicitou novas viaturas e imediatos consertos das viaturas existentes nos citados municípios; a instalação de delegacias e a efetivação de delegados em todos esse municípios, já que até o momento essas localidades ainda não contam com o serviço desse profissional, uma garantia jurídica para a população.
“Todos os municípios citados estão com contingentes policiais insuficientes, as viaturas necessitando de reparos e troca de peças, principalmente os municípios que são cortados pela BR-010 (Belém-Brasília) e BR-226, além de importantes rodovias estaduais e trecho da Ferrovia Norte Sul. Diante do fluxo de pessoas e dos investimentos econômicos nessa região, necessitamos da urgente intervenção do estado para o combate à violência que só tende a aumentar”, diz Valéria.
O secretário garantiu a recuperação das viaturas de Campestre do Maranhão, como também se comprometeu que até junho deste ano vai colocar um escrivão de policia e um agente para atender a população campestrina.
Para Ribamar Fiquene, Aluísio garantiu o retorno do livro de ocorrências e em futuro próximo um escrivão e um agente de investigação policial. Já para o município de Lajeado Novo garantiu o retorno da viatura que está em conserto. “Este ano trocaremos as viaturas de 2009 e depois, até 2014, as de 2011”.
Sobre o aumento nos efetivos policiais dos municípios, o secretário informou que a convocação dos policiais concursados do ultimo concurso realizado vai aumentar o contingente policial em torno de 1.100 policiais que serão distribuídos no interior do estado, como também os 50 delegados que serão lotados ainda este ano e mais 50 no ano que vem.
“Infelizmente o Maranhão ainda está longe de atingir a recomendação aceitável pela ONU, que é de 1 policial para 300 habitantes. E com a posse desses (mais 2.000 policiais), o efetivo dos policiais militares ainda vai ser de 1 policial para 692 habitantes”, disse Aluísio, alegando que essa dificuldade se dá pelo fato de o Estado do Maranhão passar 20 anos sem realizar concurso público nessa área.
A deputada cobrou também a instalação nos municípios maranhenses das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, obtendo do secretário a garantia que, até o final de 2014, o estado implantará essas especializadas em pelo menos 18 regionais do estado.
Na oportunidade, Valéria cobrou também a instalação de IMLs em Estreito e Balsas, no Sul do estado, aproveitando para lembrar ao secretário da importância dos mesmos devido a distância para imperatriz e também das dificuldades geradas pela demanda.
Aluísio Mendes respondeu que apenas para Balsas, Pinheiro e Maracaçumé estão previstos a implantação de um IML este ano; quanto a Estreito, seria acatada a indicação para o ano que vem em diante, após previsão no orçamento estadual.
“Em toda a região temos apenas um IML, em Imperatriz, o que é insuficiente, causando transtornos aos entes queridos daqueles que na hora de descansarem em paz necessitam desse serviço. Muitas vezes aguarda-se mais de um dia para a liberação de um corpo”, informa Valéria.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário