22 março, 2013

Operação conjunta apreende 300 quilos de pescado


 
Uma operação conjunta das secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Polícia Miliatr iniciada na madrugada desta quinta-feira, 21, resultou na apreensão de mais de 300 quilos de pescado das especies (Surubim, Líro, Mandubé, Piau, Piaba e outros), nas margens do rio Mearim nos Povoados São José do Mearim e Ipiranga. 
 
Com o período da Piracema (época de reprodução dos peixes), a pesca se torna proibida e mesmo assim, alguns pescadores ignoram as regras e pescam normalmente nos rios Corda e Mearim.
 
A ação das secretarias com apoio da Polícia Militar teve início às 4:30hs da manhã com saída da equipe em duas embarcações rumo aos povoados São José do Mearim e Ipiranga.
Nestas localidades foram apreendidos ainda 500 anzois e 60 redes e tarrafas artesanais. O pescado foi conduzido em 6 isopores com gelo, o que leva a crer que esse pescado já tinha encomenda.


 
O secretário de Meio Ambiente Aderoldo Cunha, informou que o peixe apreendido foi levado para o Centro de Convivência na Tresidela, e que será distribuído para o Centro EMAUS, APAE e para a Associação da Igreja Gianna Beretta.
Para o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jonaton Júnior, é necessário que sejam feitas palestras e divulgação no sentido de orientar os pescadores para que estes não cometam irregularidades.
Vale lembrar também que um fator importante será a criação da Colônia de Pescadores em Barra do Corda, para que os pescadores profissionais possam estar assegurados por uma entidade que o ampare no período proibido de pesca. Atualmente existem 96 pescadores cordinos associados a Colônia de Joselândia, onde estes tem de ir lá para poderem sempre estarem regularizados para receberem seus benefícios. Portanto, já está na hora dos pescadores de Barra do Corda terem sua instituição na própria cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário